img

Florianópolis, 18/04/2024




DIVERSAO

20ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado (16)

Publicado em 14/10/2021


Foto: Divulgação
20ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado (16)

A 20ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizada pela Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Prêmio Catarinense de Cinema. Tem o patrocínio cultural da  Eletrobrás CGT Eletrosul, Qualirede, Engie Brasil Energia, Itaú e Da Magrinha. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.




Nesta edição, o festival leva para as telas a diversidade da cultura brasileira em diálogo com o resto do mundo em uma programação extensa, totalmente virtual e gratuita.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis realiza entre 16 e 31 de outubro a edição comemorativa de 20 anos, um marco para a produção audiovisual para crianças no país.

Serão 140 filmes, shows de música, sessões de cinema ao vivo e bate-papo, masterclass, oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades.

Um dos destaques é a exibição especial de Tarsilinha, aguardado longa de animação inspirado na obra de Tarsila do Amaral (1886-1973). 

Além das sessões de filmes, que podem ser assistidas de acordo com a faixa etária — tem opções para bebês até adolescentes de 12 anos —, a 20ª edição realiza atividades paralelas como os Encontros de Cinema Infantil e uma novidade: os Encontros de Mercado.

Os tradicionais shows da Mostra também terão versões virtuais, com espetáculos em live streaming de Zeca Baleiro e da Camerata Florianópolis.  


Abertura com Zeca Baleiro no dia 16/10

O cantor e compositor Zeca Baleiro é o convidado da abertura da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O músico apresenta Zoró Zureta, espetáculo que reúne canções dos dois álbuns infantis do artista, Zoró (bichos esquisitos) e Zureta.

No show, Baleiro apresenta pela primeira vez a música-tema de Tarsilinha, longa dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, que terá exibição especial no evento. Inspirada na obra de Villa Lobos, a composição dialoga com a história do filme. Uma letra inspiradora e poética sobre as raízes e a arte do Brasil.

A apresentação será no dia 16 de outubro, com transmissão ao vivo a partir do site: www.mostradecinemaingantil.com.br

Janela da infância no Brasil

Na 20ª edição, a Mostra disponibilizará ao público 98 filmes brasileiros produzidos em quase todos os estados do país — uma janela da diversidade de culturas e infâncias do país. 

A seleção reflete um dos propósitos da curadoria do festival, que é mostrar um leque do modo em que as crianças vivem e falam pelo Brasil.  

Os filmes estarão disponíveis ao longo de todo o festival para que as pessoas assistam a qualquer momento a partir do site do evento. O público poderá votar no favorito.

Seleção de filmes estrangeiros

Pelo sexto ano, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis apresenta uma seleção de filmes internacionais. Da América do Sul à Ásia, a programação conta com 40 filmes internacionais, produzidos em 23 países. 

No total, serão 39 curtas-metragens e um longa nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental. Essas produções também ficarão disponíveis para serem assistidas durante todos os dias do festival. 

Encontros de Mercado: MIF KIDS

Uma das novidades deste ano são os Encontros de Mercado, espaço dedicado para falar sobre financiamento, coprodução, distribuição, produtos e serviços digitais.

Ao todo, serão nove painéis voltados para realizadores, produtores e players em geral. Esses encontros estão marcados para os dias 26, 27 e 28 de outubro, sempre às 19h, também a partir do site. 

Encontros de Cinema Infantil

Os Encontros do Cinema Infantil são oportunidades para o público conhecer e conversar com realizadores e realizadoras atuantes na cena do audiovisual.

São voltados para o público adulto e produtores de audiovisual. Essa agenda é realizada desde a primeira Mostra.

Nesta edição, serão três encontros nos dias 19, 20 e 21 com foco em celebrar as parcerias e aproximar os festivais de cinema para crianças no Brasil e na América Latina. 

Além da Masterclass Tarsilinha, a 20ª Mostra de Cinema Infantil realiza outra atividade formativa. A Oficina para Produção de Novos Festivais será realizada entre os dias 18 a 22 de outubro e foi idealizada com o objetivo de ajudar produtores, gestores culturais e interessados na área a desenvolver projetos de festivais audiovisuais a partir de práticas e conceitos sobre legislação vigente, planejamento e mecanismos de fomento, entre outros. 

Oficina de audiovisual para crianças disponíveis no site

Ao longo da Mostra, crianças de qualquer parte do país poderão realizar a oficina Era Uma Vez, ministrada pela professora de cinema e mestre em educação Ally Collaço. A atividade tem o propósito de estimular as crianças a coletarem elementos naturais e, com eles, construir pequenas narrativas usando a técnica de contação de história e jogos.

A  ideia é promover iniciação à construção básica de narrativa, etapa prévia na construção de histórias e elaboração de ideias para diferentes linguagens, entre elas o próprio cinema. A oficina pode ser feita a qualquer momento a partir do canal no YouTube da Mostra. 

 

Programação completa no site: www.mostradecinemainfantil.com.br









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade