img

Florianópolis, 19/04/2024




SAUDE

Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira (27)

Publicado em 27/09/2021


Banco de Imagens
Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira (27)



27 de Setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos

Mais do que nunca, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta segunda-feira (27), precisa ter a visibilidade que merece. Por causa da pandemia, as prioridades do Sistema de Saúde foram modificadas e causaram impactos nas doações e nos transplantes.

Por exemplo: entre março e setembro de 2020, as doações de tecido ocular foram suspensas pelo Ministério da Saúde, excetuando os doadores em morte encefálica, o que fez aumentar as filas por um transplante.

Se antes da pandemia, o tempo de espera para um transplante deste tipo era de um mês, agora são necessários mais de seis meses. A retomada, no entanto, está ocorrendo.

O Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), sob o comando do médico Ernani Garcia, realizou, há poucos dias, o primeiro transplante de córneas desde o início da pandemia. 

“Eu faço esta cirurgia há mais de 30 anos e continuo me emocionando, do começo ao fim”, conta Ernani – ele é autorizado pela SC Transplantes para realizar intervenções dessa natureza. “Parece que tem algo espiritual que envolve a gente – há um doador, aquilo é a matéria, mas tem o espírito - e termina com a emoção do resultado”. Segundo ele, é muito gratificante testemunhar pacientes recuperando a visão. “A mãe que não via o filho há anos, o avô que não via a neta, a esposa que não via o marido... É uma cirurgia que possibilita um reencontro”.

Desde que foi inaugurado, há 10 anos, o Hospital de Olhos de Florianópolis tornou-se referência pela excelência da equipe técnica e pela qualidade do atendimento e já realizou mais de 400 transplantes de córnea. “Datas como essa são importantes para lembrar as pessoas que as doações e transplantes salvam vidas”, conclui Ernani.


Foto: Fernando Willadino
Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira (27)

Dr. Ernani Garcia









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade