img

Florianópolis, 16/04/2024




COMUNIDADE

Confira o balanço dos serviços de modernização da iluminação pública realizados em São José

Publicado em 17/09/2021


Foto: Adriano Amaro da Silva
Confira o balanço dos serviços de modernização da iluminação pública realizados em São José

Modernização Kobrasol




Além da conclusão das obras no Kobrasol, de janeiro a agosto foram realizadas melhorias em outros 21 bairros do município

A população de São José certamente conta com uma cidade mais iluminada e segura. É o que mostra o balanço divulgado pela administração municipal, destacando os resultados positivos do trabalho de modernização e manutenção da iluminação pública nos primeiros oito meses do ano. 

Ao longo do período foram realizadas 119 obras em 22 bairros, nas quais foram instaladas 699 luminárias contendo tecnologia Led e 184 luminárias contendo lâmpada multivapor metálica, totalizando 883 luminárias.

Com a conclusão do pacote de obras previsto para este ano no Kobrasol, que teve início no mês de junho, o bairro que é um dos mais importantes do município agora tem 100% de cobertura da sua rede de iluminação equipado com tecnologia LED.

São 59 ruas contempladas, incluindo 19 vias modernizadas em anos anteriores. O levantamento feito pelo consórcio SQE Luz – formado pelas empresas ENGIE e QUANTUM Engenharia – aponta que São José já conta com aproximadamente 5.500 luminárias LED instaladas, o que equivale a 21,45% do total do parque de iluminação pública.

O gerente da SQE LUZ, Murilo Martins, reconhece que os avanços obtidos até agora no processo de modernização do sistema já proporcionaram benefícios importantes para a população.

É o caso das obras realizadas por meio do Programa Corredores, que promoveu melhorias na iluminação de vias estratégicas localizadas em alguns bairros. E destaca as vantagens que os investimentos em iluminação pública representam tanto para os cidadãos quanto para a administração municipal. 

“A tecnologia LED é mais durável e representa uma economia de até 50% de energia em relação às lâmpadas substituídas, contribuindo para um sistema sustentável e gerando economia aos cofres públicos. Para a população, a emissão de luz branca e a qualidade do índice de reprodução de cor garantem melhor percepção visual, o que de fato traz mais conforto e segurança para a comunidade”, explica.

Quase sete mil atendimentos de manutenção 

Pela maior durabilidade que a tecnologia proporciona, a modernização do parque de iluminação com lâmpadas de LED contribui de forma significativa para o bom funcionamento do sistema, mas não é o suficiente.

Para manter um baixo índice de falhas, que é um dos indicadores da eficiência da rede, outra questão fundamental diz respeito ao planejamento de manutenção. Martins explica que para manter o índice de falhas abaixo de 2% - limite considerado satisfatório – é imprescindível desenvolver um trabalho diário de rondas planejadas, aliado aos canais eficientes de interação com o público.

Até o mês de agosto foram realizados 6.834 atendimentos, sendo que 5.489 foram identificados e concluídos pelas equipes que desempenham o trabalho de rondas permanentes. Outros 1.345 registros foram efetuados pela população, por meio dos canais de teleatendimento, que envolve o site da SQE Luz, um aplicativo para celular e telefone 0800.

“Embora seja considerado o percentual de 2% como limite aceito para o índice de falhas no sistema, nosso compromisso é de manter esse resultado sempre abaixo de 1%. No mês de maio, por exemplo, conseguimos segurar esse indicador em apenas 0,48%”, revela Martins, que é responsável pela condução dos trabalhos da SQE Luz em São José.

Sob novo comando 

A Quantum Engenharia venceu a licitação da Prefeitura de São José em setembro e assumiu a operação do parque de iluminação pública da cidade. Com isso, as novas equipes já estão nas ruas trabalhando na manutenção dos pontos de luz apagados para que não que o serviço não sofra descontinuidade. 

Entre os itens previstos no contrato estão a implantação do telemonitoramento e a troca das atuais lâmpadas de descarga pelas com tecnologia LED, o que proporciona maior nitidez no ambiente noturno, economia de até 60% e não agride o meio ambiente.



Confira o balanço dos serviços de modernização da iluminação pública realizados em São José

Modernização Kobrasol



Confira o balanço dos serviços de modernização da iluminação pública realizados em São José

Parque Cêniro Martins









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade