img

GERAL

Instituto do Meio Ambiente do Estado realiza 30 operações de fiscalização de produtos perigosos

Publicado em 17/09/2021

IMA/SC
Instituto do Meio Ambiente do Estado realiza 30 operações de fiscalização de produtos perigosos

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), em atuação conjunta com outras instituições, realiza, anualmente, cerca de 50 operações para fiscalizar o transporte de produtos perigosos nas rodovias estaduais e federais que cruzam o Estado de Santa Catarina.



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


Desde janeiro até agora, o IMA já participou de 30 operações que resultaram na abordagem de 1.584 veículos. Deste total, 1.062 transportavam produtos perigosos e 48 foram notificados/autuados por irregularidade ambiental.

O Transporte de Produtos Perigosos e Resíduos, é uma das cinco atividades contempladas pela Licença Ambiental por Compromisso (LAC), modalidade de licenciamento digital e autodeclaratória que traz mais agilidade aos empreendedores. Desta forma, antes de se movimentarem pelo Estado transportando insumos como gasolina, diesel, álcool, GLP, entre outros produtos, esses veículos precisam passar pelo licenciamento.

“A LAC, permite que o empreendedor acesse o sistema online para encaminhar toda a documentação exigida pelo IMA, e, se tudo estiver de acordo com as normas legais, a autorização ambiental é emitida na mesma hora, sem fila e nem demora”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva.

Vale destacar que além do transporte de produtos perigosos e resíduos, as LAC beneficia também, as atividades da avicultura, do setor de Antenas de Telecomunicações, Queima Controlada e algumas modalidades de Manejo de Fauna.

Recentemente, o IMA, também ampliou a Renovação Autodeclaratória de Licença Ambiental de Operação (LAO), que já era concedida ao setor de linhas e redes de transmissão de energia elétrica, para o setor da suinocultura. Assim, o IMA soma sete atividades beneficiadas pela modalidade de licenciamento automática e online e segue inovando para aperfeiçoar e agilizar o atendimento.

O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, reforça que Santa Catarina é destaque na digitalização do licenciamento ambiental e que todos os avanços fazem parte do plano de trabalho da atual gestão. “Estamos investindo em tecnologia e em novos procedimentos de trabalho para dar mais agilidade ao atendimento e também suprir a demandas de licenciamento que chegam ao IMA”, afirma Daniel.

Atualmente 17.639 veículos de 2.151 empreendedores estão licenciados no IMA. Lembrando que é por meio das fiscalizações que o Instituto tem condições de apurar a veracidade das informações prestadas no licenciamento, pode identificar quais as rodovias com maior movimentação de cargas e as rotas críticas para determinados tipos de produtos, como inflamáveis, explosivos, infectantes ou radioativos.





Movimento OAB com sua cara é lançado em Florianópolis

27/09 | Politica
Grupo defende a renovação dos quadros e uma Ordem com maior participação de jovens e mulheres

Dia das Crianças é oportunidade para todos os negócios aumentarem suas vendas. Veja as dicas

27/09 | Economia
Especialista diz que mesmo aqueles negócios que não estão diretamente ligados à data, podem se beneficiar com estratégias de venda e fidelização de clientes.

Mais de uma tonelada de maconha é apreendida em picape roubada em Santa Catarina

27/09 | Policia
A carga está avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões.

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

27/09 | Variedades
A retomada econômica impulsionada pelo avanço da vacinação em massa no Brasil gerou um crescimento na procura por emissão e renovação de passaportes em Itajaí e região. No primeiro semestre de 2021, o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal localizado no Itajaí Shopping registrou um salto de 35% nas solicitações em relação ao segundo semestre de 2020.

Suspeito de integrar organização criminosa é preso em Joinville

27/09 | Policia
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Joinville, prendeu, na tarde de sexta-feira (24), um homem de 37 anos, suspeito de ameaçar de morte e coagir uma testemunha de processo judicial e integrar uma organização criminosa que atua na região.

Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira (27)

27/09 | Saude
27 de Setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos

Prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 10 milhões

27/09 | Economia
Próximo sorteio será nesta terça-feira (28)

Confira a previsão do tempo em Santa Catarina nesta segunda-feira (27)

27/09 | Geral
Segunda-feira (27) com ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 50 km/h) no Litoral Sul; Ondas com direção leste a nordeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grande Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

Confira o cronograma de vacinação contra a covid-19 desta segunda-feira (27) em Florianópolis

27/09 | Saude
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que nesta segunda-feira, 27 de setembro, aplica segundas doses e doses de reforço nos pontos de vacinação contra Covid-19 na Capital.

Avaí vence CRB por 2 x 1 em Maceió e gruda no G-4 da Série B

27/09 | Esportes
O Avaí deu passo importante para voltar ao G-4 ao derrotar o CRB por 2 x 1 no Estádio Rei Pelé, na tarde deste sábado (25), em Maceió.

Figueira vence o Criciúma no Scarpelli pela Série C do Campeonato Brasileiro

27/09 | Esportes
O Figueirense venceu o Criciúma por 2×1, neste sábado (25), em duelo válido pela 18ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Risco de covid-19 grave é até 6 vezes maior em pacientes com Alzheimer

27/09 | Brasil
Pesquisadores brasileiros identificaram que o Alzheimer é um fator de risco para quem contrai a covid-19, independentemente da idade. O estudo foi publicado na revista Alzheimer?s & Dementia, periódico da associação que pesquisa a doença e que tem sede em Chicago (EUA). Foram usados dados do sistema de saúde britânico, reunindo informações de 12.863 pessoas maiores de 65 anos.