img

Florianópolis, 19/04/2024




MUNDO

Vulcão nas Ilhas Canárias entra em sinal amarelo de erupção e pode causar tsunami no litoral de Santa Catarina

Publicado em 16/09/2021


Vulcão nas Ilhas Canárias entra em sinal amarelo de erupção e pode causar tsunami no litoral de Santa Catarina



O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas ilhas Canárias, na costa do continente africano, está com sinal amarelo para risco de erupção. Esse nível de alerta é o segundo numa escala de quatro. Conforme o portal MetSul Meteorologia, a erupção do vulcão poderia indicar um risco de tsunami para todo o litoral do Brasil.

O MetSul menciona um estudo publicado pelo geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, que afirma existir uma possibilidade que a próxima erupção desestabilize a costa da ilha de La Palma e gere um tsunami que poderia atingir países banhados pelo Oceano Atlântico, incluindo o Brasil.

De acordo com informações do Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha, abalos sísmicos na ilha foram registrados nos últimos dias, chamando atenção para o vulcão que até então estava adormecido.

No entanto, María José Blanco, responsável pelo IGN nas Ilhas Canárias, explicou ao jornal espanhol elDiario.es que todos os sistemas vulcânicos produzem esse tipo de fenômeno, mas a maioria não termina em erupções.

Segundo o informado ainda pela MetSul, a atividade registrada desde sábado é mais intensa. O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, Involcán, descreveu o movimento como “uma mudança significativa” no vulcão Cumbre Vieja, ligada ao fenômeno conhecido como intrusão magmática, um processo que ocorre dentro da crosta terrestre em que o magma se aproxima da superfície. Os dados de emissão de hélio-3, que determinam a atividade magmática, têm “o maior valor observado nos últimos 30 anos”, de acordo com a avaliação do comitê Pevolca para o monitoramento geoquímico de gases vulcânicos.

Um dos cenários hipotéticos em caso de grande erupção e colapso do vulcão Cumbre Vieja é um grande tsunami que afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que inclui todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá. Por isso, pesquisadores prestam muita atenção no vulcão de Las Palmas.

Fonte: MetSul









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade