img

Florianópolis, 20/04/2024




TURISMO

Ecoturismo: Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Publicado em 14/09/2021


Fotos: Divulgação
Ecoturismo: Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Com proximidade para rio, mar e ampla área de mata, a Costa Verde & Mar reúne espécies variadas de pássaros e é considerada uma das regiões mais propícias para a prática. Por ser referência, foi a primeira a propor a realização de um evento de Observação de Aves a distância. Em 2020, diante da situação de pandemia, foram promovidas oito edições com mais de 500 participantes de todo o Brasil e países da Europa, que fizeram a observação sem sair de casa e com orientação de especialistas em sala virtual. 




Atividade de Ecoturismo, a Observação de Aves ganha adeptos a cada ano, chegando a mais de 100 mil praticantes, o triplo do registrado nos últimos dois anos, segundo a Avistar Brasil. Os observadores, sejam especialistas ou leigos, terão um roteiro especial com foco na prática na Costa Verde&Mar (SC).

O material irá reunir indicações de locais que estão aptos para a observação, profissionais do turismo que poderão auxiliar os praticantes e informações sobre a importância da preservação e de estar em harmonia com a natureza.

O Roteiro de Observação de Aves da Costa Verde & Mar é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar) formado pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. A equipe está em fase de avaliação dos destinos.

Com a seleção, é realizada uma visita técnica para reconhecimento dos locais e alinhamento do receptivo aos visitantes. “As pessoas estão buscando cada vez mais contato com a natureza e a observação de aves traz isso na sua essência. Com esse roteiro especial, queremos tornar a prática ainda mais acessível e levar mais informações aos praticantes”, explica a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

Nessa fase, são promovidos treinamentos para os profissionais de turismo que poderão auxiliar os praticantes. Entre setembro e dezembro serão realizados três eventos focados na vivência da obervação de pássaros, as estratégias, formas de receber, troca de informações, entre outros temas importantes para a formação dos guias. Também são ofertadas oficinas com atividades lúdicas para que os empreendedores possam diversificar e diferenciar o seu produto para o ecoturista.

O grupo já participou do Curso de Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves aplicado por Tietta Pivatto, uma das mais conceituadas profissionais da área. 

 “A observação é um meio simples e democrático, e que pode ser praticada por todos, desde o ornitólogo mais experiente até a pessoa que está voltando agora seu olhar para a natureza. Não é necessário equipamentos caros, basta olhar ao seu redor e deixar que as aves te transportem para o mundo delas”, acrescenta Paulo Renato Cadallora, do Instituto Alouatta.

Atualização do Roteiro de Ecoturismo e Aventura

Os visitantes que não dispensam atividades de Ecoturismo e Aventura terão ainda mais novidades. Está sendo realizado o levantamento dos novos destinos e atrativos que passaram a ser oferecidos a partir de 2021 na Costa Verde & Mar.

A equipe está em processo de seleção das atrações e coleta de dados. Após a conclusão, o material será todo atualizado no Roteiro de Ecoturismo e Aventura disponível no portal www.costaverdemar.com.br e nos Centros de Informações Turísticas das nove cidades da região.



Ecoturismo: Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar




Ecoturismo: Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade