img

Florianópolis, 18/04/2024




TECNOLOGIA

Florianópolis é a 1ª cidade mais inteligente da Região Sul e a 2ª do Brasil

Publicado em 03/09/2021


Fotos: Divulgação PMF
Florianópolis é a 1ª cidade mais inteligente da Região Sul e a 2ª do Brasil



Florianópolis recebeu nesta semana, o prêmio nacional de 2ª colocada no Ranking Connected Smart Cities e 1ª colocada na Região Sul, entre quase 700 cidades concorrentes.

A Prefeitura foi representada pelo vice-prefeito Topazio Neto, na premiação que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O 1º lugar geral ficou com São Paulo e o 3º com Curitiba.

“Há dois anos estávamos em sétimo lugar, e em 2021 repetimos a segunda colocação que já havíamos conquistado em 2020. É o reconhecimento ao esforço do ecossistema de inovação e do trabalho que o setor público vem desenvolvendo no município e que passa por parcerias, capacitações e benefícios da lei municipal de inovação”, avalia Topazio. O vice-prefeito fez questão de destacar a postura do prefeito Gean Loureiro, que se recupera de uma cirurgia e não pode comparecer. “Nas duas gestões em Floripa o Gean sempre foi um entusiasta da inovação, e esse prêmio é um justo reconhecimento”, disse.

Para o prefeito Gean Loureiro, a gestão precisa estar sempre atualizada e utilizar ferramentas modernas com soluções inovadoras. “É dessa forma que Florianópolis quer ser vista para o resto do Brasil: uma cidade moderna, referência na área de tecnologia e que valoriza a qualidade de vida de cada morador”, disse.

O ranking deste ano analisou 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, quatro a mais do que na edição passada. A análise é composta por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.

Florianópolis ficou conhecida como Ilha do Silício brasileira pelo fato de ter um ecossistema tecnológico que dá origem a grandes empresas no setor. Incentivos do governo, como a criação da Lei Municipal de Inovação e o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) são responsáveis por atrair empresas de base tecnológica, contando com aproximadamente 4 mil empresas de software, hardware e serviços de tecnologia.

O conceito de cidades inteligentes defendido pelo Connected Smart Cities é o do município que provê soluções e qualidade de vida a seus habitantes, com ou sem o uso de tecnologias, e os novos indicadores trazem facilidades e melhoria à população, com o uso de tecnologia.

O evento realizado em São Paulo reuniu especialistas, entidades, empresas e governos engajados que apresentam as melhores práticas para o desenvolvimento das cidades.



Florianópolis é a 1ª cidade mais inteligente da Região Sul e a 2ª do Brasil




Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade