img

GERAL

Cuidados com os pets no inverno: Corpo de Bombeiros Militar de SC dá dicas para proteger cães e gatos

Publicado em 30/07/2021

Fotos: Divulgação CBMSC
Cuidados com os pets no inverno: Corpo de Bombeiros Militar de SC dá dicas para proteger cães e gatos

Nesta semana há uma preocupação por conta da queda das temperaturas estado e, por isso, a Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) indica alguns cuidados que a população deve ter com os animais.



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


A soldado Andreza Moraes, que atua na cinotecnia (atividade com cães) e possui formação em medicina veterinária, aponta algumas dicas para manter a saúde dos animais.

“Assim como para nós, humanos, o frio é desconfortável, para os animais também é, então o cuidado que temos conosco, devem ser observados aos cães, mas há uma diferença: a temperatura corporal dos animais é diferente da nossa. Enquanto para os humanos o ideal é em torno dos 36,5 graus, os cães e gatos registram em média 38 e 39 graus”.

Cuidados com pets:

Cães também sentem frio, também ficam gripados e precisam de cuidados especiais para que passem pelos dias mais frios sem complicações. E esses cuidados vão além de colocar uma roupa no animal.

“Sobre as roupas, é preciso conhecer o seu cão. Há alguns que não gostam de usá-las e a individualidade do animal deve ser respeitada”, alerta Andreza.
Nesta época a indicação é que seja reduzida a frequência de banhos, que sempre devem ser dados com água morna e após o animal deve ter a pelagem bem seca. Pode ser utilizado um secador de cabelos, porém sempre com uma distância de pelo menos 10 centímetros, para não queimar o cão e alternando as áreas em que o aparelho é passado. O ideal é que os banhos sejam dados em horários em que as temperaturas são mais amenas. Outra recomendação é que os cães não sejam tosados nesta época, já que os pelos auxiliam no aquecimento.

É preciso cuidar em relação ao choque térmico, adaptando o animal tanto para sair de locais aquecidos para o frio, quanto do frio para o aquecimento. Ao deixar o animal no sol, seguir os cuidados do verão, deixando a exposição naqueles horários que não são tão quentes – porém o sol é muito importante para o animal. Nas regiões com gelo, deve-se ter cuidado, porque o frio pode queimar as patas.

A rotina de consultas com o veterinário de confiança é extremamente importante e não devem ser negligenciadas.

Mais cuidados:

- Mantenha a atividade física do animal, porque esquenta e garante a qualidade de vida;
- não deixe o cão ao relento a noite;
- o frio pode gerar dores articulares com a idade, tenha cuidado principalmente com os mais idosos;
- a alimentação é muito importante – use ração super premium ou alimentação natural, desde que desenvolvida por nutricionista veterinário, que garante a quantidade ideal de nutrientes;
- mantenha os locais ventilados para evitar a propagação do vírus da gripe canina e demais doenças de inverno.

Sinais de que um cão pode estar com frio:

Postura encolhida, tremuras, agitação para retornar para a casa em passeios ou gemidos, apatia – o animal fica sonolento e sem energia. Fique atento a estes sinais, para evitar uma hipotermia.

Cuidados com os cães de busca:

No CBMSC os cães de busca também passam por alguns cuidados, já que os nossos labradores não trabalham com roupas – já que pode atrapalhar a busca ou ainda deixar o animal preso em algum local.

A grande diferença é que os cães de busca são adaptados desde filhotes a situações diferentes, com características diversas, tanto de calor, quanto de frio, porém todos os treinamentos para essa adaptação são realizados gradativamente e com o devido respeito aos animais.

Nossos cães trabalham em curtos períodos, intercalando a atividade com o descanso. Após as buscas – sejam elas no verão ou no inverno – é instruído que todos os condutores façam massagem para recuperação da parte muscular do animal.

Além disso, os cães do CBMSC passam por avaliações frequentes de saúde e sempre são respeitados os limites do animal, além de um cuidado extra com a alimentação correta, hidratação, descanso. A raça Labrador tem uma camada de pelo, que ajuda a manter a temperatura do animal, porém, se for preciso, os animais também podem ser aquecidos com cobertores no período do descanso.

 



Cuidados com os pets no inverno: Corpo de Bombeiros Militar de SC dá dicas para proteger cães e gatos




Cuidados com os pets no inverno: Corpo de Bombeiros Militar de SC dá dicas para proteger cães e gatos






Movimento OAB com sua cara é lançado em Florianópolis

27/09 | Politica
Grupo defende a renovação dos quadros e uma Ordem com maior participação de jovens e mulheres

Dia das Crianças é oportunidade para todos os negócios aumentarem suas vendas. Veja as dicas

27/09 | Economia
Especialista diz que mesmo aqueles negócios que não estão diretamente ligados à data, podem se beneficiar com estratégias de venda e fidelização de clientes.

Mais de uma tonelada de maconha é apreendida em picape roubada em Santa Catarina

27/09 | Policia
A carga está avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões.

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

27/09 | Variedades
A retomada econômica impulsionada pelo avanço da vacinação em massa no Brasil gerou um crescimento na procura por emissão e renovação de passaportes em Itajaí e região. No primeiro semestre de 2021, o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal localizado no Itajaí Shopping registrou um salto de 35% nas solicitações em relação ao segundo semestre de 2020.

Suspeito de integrar organização criminosa é preso em Joinville

27/09 | Policia
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Joinville, prendeu, na tarde de sexta-feira (24), um homem de 37 anos, suspeito de ameaçar de morte e coagir uma testemunha de processo judicial e integrar uma organização criminosa que atua na região.

Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira (27)

27/09 | Saude
27 de Setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos

Prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 10 milhões

27/09 | Economia
Próximo sorteio será nesta terça-feira (28)

Confira a previsão do tempo em Santa Catarina nesta segunda-feira (27)

27/09 | Geral
Segunda-feira (27) com ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 50 km/h) no Litoral Sul; Ondas com direção leste a nordeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grande Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

Confira o cronograma de vacinação contra a covid-19 desta segunda-feira (27) em Florianópolis

27/09 | Saude
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que nesta segunda-feira, 27 de setembro, aplica segundas doses e doses de reforço nos pontos de vacinação contra Covid-19 na Capital.

Avaí vence CRB por 2 x 1 em Maceió e gruda no G-4 da Série B

27/09 | Esportes
O Avaí deu passo importante para voltar ao G-4 ao derrotar o CRB por 2 x 1 no Estádio Rei Pelé, na tarde deste sábado (25), em Maceió.

Figueira vence o Criciúma no Scarpelli pela Série C do Campeonato Brasileiro

27/09 | Esportes
O Figueirense venceu o Criciúma por 2×1, neste sábado (25), em duelo válido pela 18ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Risco de covid-19 grave é até 6 vezes maior em pacientes com Alzheimer

27/09 | Brasil
Pesquisadores brasileiros identificaram que o Alzheimer é um fator de risco para quem contrai a covid-19, independentemente da idade. O estudo foi publicado na revista Alzheimer?s & Dementia, periódico da associação que pesquisa a doença e que tem sede em Chicago (EUA). Foram usados dados do sistema de saúde britânico, reunindo informações de 12.863 pessoas maiores de 65 anos.