img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

São José mantém ações de combate ao trabalho infantil durante a pandemia

Publicado em 19/04/2021


Divulgação PMSJ
São José mantém ações de combate ao trabalho infantil durante a pandemia

As ações continuam durante todo o ano, visando contemplar os objetivos internacionais de erradicação do trabalho infantil, uma vez que o Brasil é signatário de acordos internacionais que buscam garantir que todas as crianças tenham acesso à educação, lazer, saúde e deporto e que estejam a salvo da exploração para o trabalho. 




Dentre as atividades desenvolvidas pode ser destacado o diagnóstico do trabalho infantil no município

O combate ao trabalho infantil é uma das áreas de atuação da Secretaria de Assistência Social de São José. Por meio das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), são desenvolvidos projetos com o objetivo de erradicar o trabalho na infância, mesmo durante a pandemia da Covid-19.

Uma das ações são gincanas virtuais com instituições parceiras do Município. No momento, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Educandário Santa Catarina estão participando de uma gincana online sobre o tema: "Trabalho Infantil não é Legal". A iniciativa consiste na produção de desenhos sobre a temática proposta. 

Durante a atividade as crianças se expressam em suas falas, tornando-se protagonistas no assunto. "Criança não é para trabalhar, infância é para sonhar", afirma Renan, um dos alunos do Educandário Santa Catarina. No final, todos ganharão um prêmio surpresa, que tem relação direta com o desenvolvimento educacional.

Para o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, as atividades diretamente ligadas ao público infantil são de grande relevância para o enfretamento dessa questão, pois a criança e o adolescente podem se expressar sobre o tema como protagonistas e, por esse motivo, são eles os mais interessados no acesso à educação, cultura e lazer. 

Outro destaque é o diagnóstico do trabalho infantil no município, que tem um importante papel para o planejamento das ações estratégicas nos diversos setores que atendem a infância e a adolescência. Ainda nesse mês, será realizada uma capacitação online com profissionais das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Durante o treinamento, os técnicos terão acesso à ficha de notificação, bem como, conhecerão os aspectos sobre a aplicabilidade desse instrumento. Os dados coletados nos serviços deverão compor o relatório diagnóstico final que dará um panorama sobre o trabalho infantil em São José, contribuindo para a implementação dos atendimentos às crianças, adolescentes e suas famílias.  

 



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade