img

Florianópolis, 25/04/2024




VARIEDADES

Midiateca de Dança produz série documental da cena artística em Santa Catarina

Publicado em 19/04/2021


Divulgação
Midiateca de Dança produz série documental da cena artística em Santa Catarina

O material documental com tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ficará disponível gratuitamente para consulta na plataforma digital Midiateca de Dança.




Ação Documental desdobra-se em seis entrevistas com artistas e pesquisadoras/es em programação que ocorre de 28 a 30 de abril e de 12 a 14 de maio; Conversas captadas irão servir como marcadores do tempo para registrar e produzir memórias da dança catarinense

Mapear e registrar para construir memória. O projeto Midiateca de Dança expande as páginas do seu acervo público que concentra a produção artística catarinense dos últimos 70 anos com Ação Documental viabilizada pelo Edital do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura (2020). 

As pesquisadoras Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, também idealizadoras do projeto, lançam uma programação de seis entrevistas que serão transmitidas via plataforma YouTube nos meses de abril e maio. A realização ocorre em parceria com o Instituto Meyer Filho. 

O foco das conversas gira em torno do tema-chave "Pesquisa e Formação em Dança", que contará com o repertório importante de protagonistas da dança catarinense e nacional. A programação é dividida em dois momentos: de 28 a 30 de abril e de 12 a 14 de maio. Sempre de quarta-feira à sexta-feira, às 20h, com classificação indicativa livre. 

"O projeto irá reunir depoimentos de profissionais da dança. O propósito é o de pensar questões contemporâneas sobre o corpo e o movimento levando em conta a produção de memória e contextos históricos. As conversas são abertas ao público, que terá a chance de participar com perguntas e interação", contam as autoras.

A produção de entrevistas tem finalidade específica de fomentar e tornar acessível o conhecimento. A compilação deste conteúdo terá desdobramento com a edição de seis filmes, cada um com duração de até 20 minutos.

Programação e convidados

28 de abril de 2021, 20h

Programa 1: Intersecções entre dança e imagem na tela

Sinopse: A quantas anda a produção de dança voltada para a tela no estado de Santa Catarina? A relação corpo e imagem nos últimos tempos se expandiu, envolvendo desde produções em formato vídeo-dança à iniciativas mais recentes de captura de imagem por meio de tecnologias diversas e de maior acessibilidade de produção e comunicação. O encontro discutirá a produção visual para a tela elaborada por artistas e coletivos catarinenses, bem como ocorrências no contexto nacional.

Convidados: Sarah Ferreira (SC) e Leonel Brum (CE)

Depoimento: Monica Siedler (SC)

Mediação: Sandra Meyer

29 de abril de 2021, 20h

Programa 2 : O balé clássico em contextos catarinenses

Sinopse: Noite de Bailados (1945), dirigida pela coreógrafa e bailarina alemã Lisel Klostermann, em Blumenau, e Espetáculos de Bailados (1952), dirigido pela bailarina e professora Albertina Saikowska de Ganzo, em Florianópolis, contribuíram para a constituição de uma produção artística e formativa no estado de Santa Catarina. A partir destes dois acontecimentos marcantes da dança em Santa Catarina, o encontro pretende situar o balé historicamente e no contexto mais recente da dança nestas duas cidades, considerando as contribuições de nomes como Lisel Klostermann, Albertina S. Ganzo,

Pauline Winifred Stringer, Jaques Oliver, Ramon Jisnisky, Bila Coimbra, Sandra Nolla, Pedro Dantas, dentre outros, para o desenvolvimento da dança em Santa Catarina.

Convidados: Beatriz Niemeyer (Blumenau), Letícia Gallotti (Florianópolis).

Depoimento: Ivana Bonomini 

Mediação: Vera Torres

30 de abril de 2021, 20h

Programa 3: Como despertar em crianças e jovens o interesse pela dança?

Sinopse: O encontro reúne profissionais com experiências de ensino e de produção artística voltadas ao universo infanto-juvenil, considerando o imaginário contemporâneo.

Convidados: Uxa Xavier (SP); Neto Machado (PR/BA)

Mediação: Jussara Xavier

12 de maio de 2021, 20h

Programa 4: Dança urbanas em contextos contemporâneos

Sinopse: Santa Catarina possui um número expressivo de dançarinos/as/es e coletivos de danças urbanas. Este encontro gravita em torno do legado das danças produzidas no e a partir do contexto urbano na formação e na produção artística, considerando a invenção de modos de se mover e compor nas fricções entre danças contemporâneas e a cultura hip hop. Neste contexto, chama a atenção para o breaking das bgirls contrapondo a hegemonia masculina.

Convidados: Agna Muller (Criciúma); Vanilton Lakka (MG); Gui Fant e Julia Milan (Florianópolis).

Mediação: Jussara Xavier

13 de maio de 2021, 20h

Programa 5: Processos e projetos colaborativos em dança

Sinopse: Práticas de composição e alteridade. Criação de redes de cooperação em dança. Ativação de um corpo crítico, que interpela a si e ao outro. A produção de dança a partir da fricção corpo-cidade.

Convidados: Milene Duenha (Curitiba); Karina Collaço (Florianópolis); Letícia Souza (Joinville)

Mediação: Sandra Meyer

14 de maio de 2021, 20h

Programa 6: Corpo, escrita e crítica

Sinopse: O lugar da crítica e a constituição de um pensamento em dança no Brasil. Espaços críticos múltiplos: exposição de pesquisas em plataformas digitais.

Convidados: Ana Francisca Ponzio, Lucila Villela, Beatriz Cerbino

Mediação: Vera Torres









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade