img

GERAL

Anvisa pede atualização de bula da vacina de Oxford

Publicado em 08/04/2021

Foto: Sergio Perez
Anvisa pede atualização de bula da vacina de Oxford

Agência solicita inclusão de possíveis efeitos colaterais



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou a inclusão de possíveis efeitos colaterais por ocorrências tromboembólicas com trombocitopenia no item “Advertência e Precauções” da bula da vacina contra o novo coronavírus de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz.

“Trata-se de casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos associados à trombocitopenia - diminuição do número de plaquetas (fragmentos de células que ajudam a coagular o sangue) - e, em alguns, sangramentos que podem estar associados ao uso da vacina. Os casos foram relatados em alguns países”, explicou a Anvisa.

As informações foram divulgadas em um comunicado emitido pela Agência nessa quarta-feira (7). No documento, a Anvisa mantém a recomendação de continuidade da vacinação com o imunizante, uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos do uso da vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz.

No Brasil, com mais de 4 milhões de doses administradas dessa vacina até agora, foram registrados um total de 47 casos suspeitos de eventos adversos tromboembólicos, sendo apenas um associado à trombocitopenia. Os casos foram registrados no VigiMed, sistema utilizado para a notificação de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas no país.

Apesar dos registros, a Anvisa afirmou que, até o momento, não foi possível estabelecer uma relação direta e de causalidade entre esses 47 casos suspeitos de eventos tromboembólicose o uso da vacina no Brasil. Também não foram identificados fatores de risco específicos para a ocorrência do evento adverso.

A solicitação para alteração na bula da vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz é resultado de um monitoramento contínuo de produtos realizado pela Anvisa.

O acompanhamento é feito pela Gerência de Farmacovigilância (GFARM), da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON), para que a população e os profissionais de saúde tenham o maior conjunto de informações sobre os riscos associados ao uso de medicamentos e vacinas no país.

Sobre o risco de ocorrência de coágulos sanguíneos, a Anvisa ressalta que “é baixíssimo”, mas que o cidadão deve estar atento a possíveis sintomas para que procure atendimento médico imediato. Alguns deles são falta de ar, dor no peito, inchaço na perna e dor abdominal persistente, além de sintomas neurológicos, como dores de cabeça fortes e persistentes ou visão turva, entre outros. “Reforça-se que a maioria dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso da vacina são de natureza leve e transitória, não permanecendo mais do que poucos dias", esclareceu a Anvisa.

 



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL

Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







SC inicia processo para ser primeiro estado a fazer articulação da logística reversa

20/04 | Geral
A iniciativa integra o Programa Penso, Logo Destino do IMA que visa a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

Confira o calendário de vacinação desta semana para pessoas de 63, 67 e 68 anos em Florianópolis

20/04 | Cidades
A ampliação nesta semana também ocorrerá para profissionais de saúde autônomos de 50 anos ou mais, com comorbidades

Ceart Aberto à Comunidade: Edições Virtuais começam neste sábado (24)

20/04 | Variedades
O evento apresentará ainda em sua programação as obras selecionadas em um segundo edital, o ?Prêmio Invenções pandêmicas?, que traz 10 criações de estudantes do Ceart que irão compor uma exposição virtual.

Transcatarina inova mais uma vez e cria categoria Camping

20/04 | Esportes
A cada ano surgem mais novidades e, desta vez, é a criação de mais uma categoria: a Camping, que terá os pernoites no meio da trilha

Polícia Militar encontra grande quantidade de explosivos em Santa catarina

20/04 |
Esta foi a uma das maiores apreensões deste material ocorrida na região

Hotéis de Florianópolis personalizam roteiros com foco no turismo de natureza e experiências ao ar livre

20/04 | Turismo
IL Campanario Villaggio Resort e Jurerê Beach Village criam roteiros com atividades em terra, água e mar