img

CIDADES

Procon de Florianópolis constata irregularidades em cinco agências bancárias do Centro

Publicado em 08/04/2021

Fotos: Divulgação PMF
Procon de Florianópolis constata irregularidades em cinco agências bancárias do Centro

Estabelecimentos não estavam cumprindo regras de distanciamento e distribuição de senhas aos clientes



Siga o Portal da Ilha Digital no Google News


A Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, em parceria com a Vigilância Sanitária de Florianópolis, iniciou na última segunda-feira, 5 de abril, uma operação para fiscalizar o cumprimento das medidas que evitam a transmissão da Covid-19 em agências bancárias.

A ação teve início após o Procon da Prefeitura de Florianópolis receber denúncias de consumidores insatisfeitos com o serviço prestado pelos bancos. Foram verificadas irregularidades nas cinco agências fiscalizadas.

Com os decretos que tornam mais rígidas as regras de funcionamento dos estabelecimentos, as filas dos bancos passaram a ser formadas nas ruas, já que no interior das agências geralmente não há circulação de ar.

Contudo, clientes têm reclamado que não são distribuídas senhas, como estabelece o Código de Defesa do Consumidor, e nem é respeitado o tempo máximo de espera de 15 minutos, como exige a lei complementar 512/2015. Filas sem o devido distanciamento entre as pessoas, que, em algumas situações, esperam atendimento na chuva, também são queixas constantes nas denúncias encaminhadas ao Procon.

Os fiscais estiveram nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco e Itaú, todas na região Central de Florianópolis.

O Procon já deu início a um processo administrativo para investigar as irregularidades. A Vigilância Sanitária também abrirá procedimento no caso dos estabelecimentos que descumpriram as normas de distanciamento social.

A operação irá durar até o final da semana, conforme explica o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Gabriel Meurer. 
“A pandemia da Covid-19 já dura mais de um ano, tempo para adaptação às novas práticas não faltou. Os bancos não podem tirar proveito do momento difícil para não cumprir o Código de Defesa do Consumidor e a lei municipal. Então estamos fazendo nosso papel de fiscalizar e tomar as medidas cabíveis”. 

Com atendimento presencial suspenso por conta da pandemia, o Procon segue recebendo denúncias no telefone (48) 3131-5300, no e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br e no site do órgão.



Procon de Florianópolis constata irregularidades em cinco agências bancárias do Centro




Com informações de ASCOM/PMF

Siga o Portal da Ilha Digital no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube







SC inicia processo para ser primeiro estado a fazer articulação da logística reversa

20/04 | Geral
A iniciativa integra o Programa Penso, Logo Destino do IMA que visa a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

Confira o calendário de vacinação desta semana para pessoas de 63, 67 e 68 anos em Florianópolis

20/04 | Cidades
A ampliação nesta semana também ocorrerá para profissionais de saúde autônomos de 50 anos ou mais, com comorbidades

Ceart Aberto à Comunidade: Edições Virtuais começam neste sábado (24)

20/04 | Variedades
O evento apresentará ainda em sua programação as obras selecionadas em um segundo edital, o ?Prêmio Invenções pandêmicas?, que traz 10 criações de estudantes do Ceart que irão compor uma exposição virtual.

Transcatarina inova mais uma vez e cria categoria Camping

20/04 | Esportes
A cada ano surgem mais novidades e, desta vez, é a criação de mais uma categoria: a Camping, que terá os pernoites no meio da trilha

Polícia Militar encontra grande quantidade de explosivos em Santa catarina

20/04 |
Esta foi a uma das maiores apreensões deste material ocorrida na região

Hotéis de Florianópolis personalizam roteiros com foco no turismo de natureza e experiências ao ar livre

20/04 | Turismo
IL Campanario Villaggio Resort e Jurerê Beach Village criam roteiros com atividades em terra, água e mar