img

Florianópolis, 18/04/2024




VARIEDADES

Inscrições abertas e gratuitas para residência artística com o bailarino Tuca Pinheiro

Publicado em 04/03/2021


Divulgação
Inscrições abertas e gratuitas para residência artística com o bailarino Tuca Pinheiro

O bailarino conduzirá a residência artística "A urgência da ineficiência e a errância como dispositivos no processo da construção coreográfica".




As aulas on-line serão realizadas de 15 a 20 de março, das 15h às 17h, via plataforma Zoom.

Conceitos de ineficiência e errância são trabalhados como potência criativa na residência artística com o bailarino mineiro Tuca Pinheiro, convidado do projeto "ensaio para algo que não sabemos - por uma poética da existência".

"Errar é sublime, necessário", dispara e ao mesmo tempo conforta Tuca Pinheiro. Provocador e produtor da cena da dança brasileira, o artista mineiro traz um outro ponto de vista acerca dos conceitos de errância e ineficiência, tão evitados e julgados na atual ordem da sociedade do desempenho e performance. Colocando-os na perspectiva de potência máxima para a criação de outros significados corporais. 

Tuca abre a programação da terceira etapa do projeto "ensaio para algo que não sabemos - por uma poética da existência". O bailarino irá conduzir a residência artística "A urgência da ineficiência e a errância como dispositivos no processo da construção coreográfica". As aulas on-line serão realizadas de 15 a 20 de março, das 15h às 17h, via plataforma Zoom.

"Estou trabalhando neste projeto há uns seis anos, e estabeleci três conceitos como princípios: a lógica, o dispositivo e a potência. Como podemos revisitar esses conceitos pensando que eles possam dialogar entre si a partir de provocações corporais. Não é o movimento que importa, mas a potência que está contida nele. Cada processo pode e deve criar suas próprias lógicas. O corpo é o dispositivo!", explica.

O módulo tem como objetivo explorar ferramentas e estratégias para construção de possíveis narrativas e corporalidades fora da lógica da exatidão e por meio de uma prática não assertiva. A residência é aberta para pessoas interessadas em dança, pesquisadoras/es, alunas/os e professoras/es. As inscrições gratuitas são limitadas e podem ser feitas pela internet.

Continuidade

Idealizado pelas artistas Daniela Alves e Karina Collaço, "ensaio para algo que não sabemos - por uma poética da existência" é uma ação de continuidade do projeto, que tem como propósito incentivar a pesquisa, a formação, a difusão e a produção em dança no estado de Santa Catarina. O projeto dialoga com a potencialidade de ações que visam o compartilhamento de processos artísticos por uma perspectiva da coletividade, compreendendo o corpo como o principal veículo de produção de conhecimento, sentido e significado. 

A programação é composta por uma série de atividades formativas – espetáculo, oficinas, residências, performance, mostra de processo, videoarte e bate-papos – que foram planejadas para serem realizadas mensalmente e idealizadas para contemplarem diferentes faixas etárias. A programação será on-line, deste modo, as vagas referentes às oficinas e residências serão ofertadas para todo País, no entanto, 80% das vagas serão oferecidas para o estado de Santa Catarina.

"Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes - Edição 2019"









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade