Publicado em 09/02/2021
Como forma de ajuda para resolver o problema e facilitar para os passageiros, em agosto do ano passado, o governo federal divulgou a Lei nº 14034/20, que flexibilizava as normas de cancelamento ou remarcação de voos com medidas emergenciais por conta da pandemia.
Inicialmente, a norma previa que os cancelamentos e pedidos de reembolso e concessão de créditos poderiam ser feitos até 31 de dezembro de 2020. Mas, no final de 2020, a Medida Provisória 1.024 foi instituída, prorrogando estas regras para até 31 de outubro de 2021.
Porém, as companhias e empresas do setor seguem enfrentando bastante dificuldade em relação ao suporte, remarcações, cancelamentos e assuntos gerais.
A Gol, por exemplo, declarou este ano que fará melhorias quanto ao tempo de espera para fazer alterações via telefone “…A companhia registrou, com a pandemia, um aumento no tempo de espera para o atendimento em alguns dos canais, como os exclusivos para agentes de viagem, e está trabalhando para implantar novas melhorias, com mais e novas soluções a serem disponibilizadas nos próximos meses.”
Atualmente, um dos principais canais disponibilizados pela empresa aérea são 0300-115-2221 (ligações nacionais) e +55 (11) 5504-4410 (ligações internacionais). Segundo o portal Abri, eles são exclusivos para compra de passagens, alteração ou remarcação de voos e também para quem busca outras informações gerais.
Estes movimentos de melhoria são essenciais para o posicionamento das empresas nos próximos anos. Em uma pesquisa recente da plataforma de reservas de hospedagem Booking.com, por exemplo, 82% das pessoas dizem que esperam que as plataformas de reserva aumentem a transparência em relação às políticas de cancelamento, processos de reembolso e opções de seguro viagem.
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