img

POLICIA

Polícia Federal faz maior operação do ano contra lavagem de dinheiro do tráfico

Publicado em 23/11/2020

Polícia Federal faz maior operação do ano contra lavagem de dinheiro do tráfico

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram nesta segunda-feira (23) a Operação Enterprise.


Somente hoje, cerca de 670 policiais federais e mais 30 servidores da Receita cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Pará, Minas Gerais, do Rio Grande do Norte, da Bahia e de Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.

A Interpol também foi acionada para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países. “É a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa”, destacou a assessoria da PF.

Na megaoperação de hoje, foram apreendidos imóveis, aeronaves e veículos de luxo. A expectativa é que novos bens sejam identificados após o cumprimento de todos os mandados de busca e apreensão. Além da prisão de bens cujo valor pode chegar a R$ 400 milhões, a Operação Enterprise é a maior da história em apreensão de cocaína. Durante a investigação, foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga em portos do Brasil, da Europa e da África. O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

O nome da operação, segundo a PF, faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial.








Presidente Jair Bolsonaro diz que insumos da CoronaVac chegarão nos próximos dias

25/01 | Brasil
A informação, segundo o presidente, foi repassada pela Embaixada do país asiático.

Justiça bloqueia R$ 600 mil do Sintrasem e autoriza desconto salarial de grevistas

25/01 | Geral
Conforme decisões judiciais dos últimos dias, a Comcap deveria voltar ao trabalho imediatamente.

CASAN emite nota que não explica nada sobre rompimento da lagoa artificial que alagou casas em Florianópolis

25/01 | Comunidade
A CASAN emitiu nota nesta manha em função do rompimento de lagoa artificial de infiltração que recebe efluente tratado da Estação de Tratamento de Esgotos da Lagoa da Conceição.

Equipes intensificam serviços para atender localidades impactadas pelas chuvas em Florianópolis

25/01 | Cidades
Equipes da prefeitura de Florianópolis segue com o direcionamento de equipes e disponibilizando equipamentos para minimizar os impactos causados pelos alagamentos e alto volume de água e rejeitos nas vias públicas

Ruptura em estação de tratamento da CASAN pode ter causado alagamento nas ruas da Lagoa da Conceição

25/01 | Comunidade
Segundo informações dos bombeiros, diversas casas foram alagadas, havia suspeita de vazamento de gás. Avenida das Rendeiras foi totalmente bloqueada nos dois sentidos.

Defesa Civil de Florianópolis alerta para risco de alagamentos e deslizamentos durante madrugada

24/01 | Cidades
O diretor da Defesa Civil Municipal de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, informa que nas próximas horas o volume de água deve continuar crescendo na cidade, pois a chuva deve permanecer constante.