img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Florianópolis e Balneário Camboriú são destaques em Ranking de Competitividade dos Municípios

Publicado em 20/11/2020


Arquivo/Leonardo Sousa/PMF
Florianópolis e Balneário Camboriú são destaques em Ranking de Competitividade dos Municípios



Lançado pela primeira vez em 2020, o Ranking de Competitividade dos Municípios nasce com o intuito de gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos municipais.

Dois municípios catarinenses estão entre os 20 mais competitivos do Brasil, de acordo com a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que foi divulgado nesta quinta-feira, 19, pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) em parceria com a startup Gove e com o Sebrae. Dentre as 405 cidades do país com mais de 80 mil habitantes, a capital Florianópolis ocupa a quarta colocação e, Balneário Camboriú, a 16º.

Ainda nos 20 melhores resultados estão: Barueri (1º), São Caetano do Sul (2º), São Paulo (3º), Curitiba (5º), Vitória (6º), Santos (7º), Campinas (8º), Indaiatuba (9º), Porto Alegre (10º), Belo Horizonte (11º), São João da Boa Vista (12º), Jundiaí (13º), Santana de Parnaíba (14º), São Carlos (15º), São Bernardo do Campo (17º), Paulínia (18º), São José dos Campos (19º) e Votuporanga (20º).

Já entre as 66 primeiras colocações, as Regiões Sudeste e Sul foram as que apresentaram melhor desempenho. São Paulo na frente (40 municípios), Santa Catarina (7 cidades), Minas Gerais e Paraná (6 cidades cada), Rio Grande do Sul (5 cidades) e Rio de Janeiro e Espírito Santo com um município cada.

Florianópolis é o grande destaque da dimensão econômica (1ª colocação). Mas se encontra em posições medianas na dimensão social (48ª colocação) e insatisfatória na dimensão institucional (226ª colocação). Quando se trata apenas de capitais, o Vale do Silício, assim como é conhecida, é a segunda mais competitiva do país.

A capital catarinense apresentou ainda um ótimo desempenho em todos os pilares, ocupando a 3 ª colocação no pilar de inovação e dinamismo econômico. A 5 ª em inserção econômica, 6 ª em telecomunicações e a 10ª em capital humano.

O município de Balneário Camboriú ocupa a 1ª colocação na dimensão institucional, justificado pelo ótimo desempenho no pilar de sustentabilidade fiscal (3ª colocação), junto a uma colocação mediana em funcionamento da máquina pública (22ª colocação).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade