img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

Projeto Ilha de Encantaria será transmitido ao vivo nesta quarta e quinta

Publicado em 28/10/2020


Projeto Ilha de Encantaria será transmitido ao vivo nesta quarta e quinta



A contação de histórias para crianças e adultos traz a Palhaçaria para reviver en-cantos de Florianópolis em transmissão ao vivo no Youtube da Traço Cia de Teatro.

Débora de Matos, atriz, palhaça e nativa da Ilha, visitou cinco comunidades da Grande Florianópolis (Barra da Lagoa, Rio Tavares, Sambaqui, Pântano do Sul e Enseada do Brito) para resgatar narrativas, cantigas e brincadeiras junto às rendeiras, benzedeiras, pescadores e moradores. 

“Nasci em Florianópolis, em 1980, e vivi de modo ainda muito intenso a presença de histórias, lendas e personagens que me permitiram uma infância regada pela magia e pelo fantástico de nossas culturas e tradições. E é esse sabor da infância que me levou a desenvolver a pesquisa Contos e Encantos numa Ilha de Magia", conta Débora.

O projeto foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019, da Fundação Catarinense de Cultura e viabilizou a coleta das histórias e o mergulho num processo de criação mediado pela Palhaçaria.

O resultado, Ilha de Encantaria, é uma contação de história carregada de singularidade, “como uma rede de pescaria ou um trabalho em bilro, sinto a alegria de ir tecendo, nó a nó, ponto a ponto uma malha de encantaria", completa a atriz.

A obra tem classificação livre e estreia em formato virtual por meio de transmissões ao vivo (lives), gratuitas, nas quais os espectadores poderão interagir com a palhaça Esmeralda (Débora) e conversar ao final das apresentações, que duram cerca de 30 minutos.

O projeto ainda permitiu o abraço a muitos artistas colaboradores que também encontraram em Florianópolis suas casas. Estes trouxeram seus olhares e bagagens para a construção de memórias e invenções.

“Possibilitou um mergulho em mim, na infância, no lugar de onde vim, nos sonhos que me acompanham, na tristeza do que não voltará e na alegria do que nunca deixará de ser. É um reencontro comigo, que vivo no contato com as histórias, com as memórias e com a ancestralidade desta terra”, define a palhaça Débora.

Em função das recomendações adotadas na cidade em relação ao Covid-19, o encontro será no canal no YouTube da Traço Cia. de Teatro (@tracoteatro) – uma companhia reconhecida pela prática e pesquisa em Palhaçaria e que abraça o trabalho da atriz desde o ano de 2001.

SINOPSE

Você sabe manter um segredo? Pois essa é uma ilha que guarda o mistério das águas. Um lugar protegido pela magia, onde os ventos cantam e dançam sua existência. Um mundo no qual as pedras escondem a força do sagrado enquanto o profano rodopia em travessuras. Assim, o secreto se move na ginga da terra, com um corpo de memórias, coberto com cicatrizes de encantaria.

Ilha de Encantaria, uma poção mágica com histórias vividas, lembradas e inventadas, coletadas em entrevistas, encantadas por muitas mãos e contadas na feitiçaria da palhaçaria.

FICHA TÉCNICA

ILHA DE ENCANTARIA – Contação de histórias

Concepção e palhaçaria – Débora de Matos

Colaboração – Dona Benta, Dona Glorinha, Dona Maria, Dona Nem, Dona Sueli, Dona Valdete, Seu Dário, Seu Vadico e Peninha

Consultoria em criação – Greice Miotello e Egon Seidler

Produção e transmissões ao vivo – Traço Cia de Teatro

Figurino, objetos e adereços – Ana Pi

Composição sonora – Cassiano Vedana 

Ilustração – Breno Reis

Arte gráfica – Greice Miotello

Assessoria de imprensa – Egon Seidler

Fotografia – Vanessa Soares

Registro e edição audiovisual – Ledoux Videos

Classificação – Livre

Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes Populares – Edição 2019.

SERVIÇO

ILHA DE ENCANTARIA

Transmissões ao vivo: 28/10 (quarta-feira) – 14h30 e 19h30; 29/10 (quinta-feira) – 10h e 14h30;

Canal no Youtube da Traço Cia. de Teatro: youtube.com/tracoteatro

Conversas ao final das apresentações: 28/10 (quarta-feira) – 14h30 – O processo de criação; 28/10 (quarta-feira) – 19h30 – O abraço da equipe; 29/10 (quinta-feira) – 10h – A pesquisa; 29/10 (quinta-feira) – 14h30 – Adaptação ao virtual.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade