img

COMUNIDADE

Redação dissertativa: Como fazer uma dissertação em prosa?

Publicado em 27/10/2020

Redação dissertativa: Como fazer uma dissertação em prosa?

Digamos que você precisa realizar a produção de uma redação para um concurso ou vestibular.


Você abriu a sua prova, ou abrir um edital para ler, e encontrou que você deverá escrever uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa. Nesse momento você ficou confuso, pois nunca ouviu falar em um texto dissertativo argumentativo em prosa. “O que é isso? Vai ter que rolar uma prosa, ou seja, uma conversa durante o texto?”

Muitas pessoas não conhecem a ideia por traz do termo e, acredite ou não, há alunos que entregam um diálogo achando que texto em prosa é algo parecido com um roteiro teatral.

Nesse artigo vamos debater e deixa claro o que é um texto dissertativo em prosa e como você deve produzir um quando solicitado.

O significa prosa na literatura?

Quando um avaliador solicita que você redija um texto dissertativo em prosa, ele delimita a sua escrita a um formato de texto onde sua redação será algo próximo a um debate.

Espera-se uma sequência de informações, a depender da natureza do texto.

Se for solicitado um texto dissertativo expositivo apenas exponha informações a respeitos de conceitos importantes dentro do tema, já se é necessário um texto dissertativo argumentativo aí deve-se ter uma tese, um ponto de vista, uma opinião. 

Então, o texto dissertativo é aquele texto em que espera-se uma organização em forma de debate ou a exposição de conceitos.

Tudo aquilo que não está em verso está em prosa. A expressão “em prosa” só é informada para garantir que você não escreva um poema ao invés de uma redação, deixando claro que você não deve escrever em versos.

O que é um texto dissertativo?

O texto dissertativo é um gênero textual opinativo. Nele é exposto uma opinião ou posicionamento sobre um determinado tema. 

Tem isso em mente, sua estrutura é composta de alguns elementos textuais. 

O primeiro deles é uma introdução com uma tese. Na introdução é colocado previamente o posicionamento do autor e o que vai ser discutido ao longo do texto.

A segunda etapa é o desenvolvimento. Fica claro pelo nome, então esse é o momento onde desenrola-se a argumentação, apresentando dados, fatos e argumentos.

Por último é necessário uma conclusão, onde o autor fecha sua ideias e concluí o que pensa a respeito do tema. 

Redação Expositiva x Redação Dissertativa

Vamos, a princípio, entender a principal diferença entre os dois tipos de redação.  

O texto expositivo apresenta os pontos de vista acerca de um assunto só que sem defender qualquer posição, o objetivo do texto expositivo é informar.

O texto argumentativo que é o que geralmente mais gera interesse por causa do Enem. Ele apresenta a defesa da opinião do autor acerca do assunto na tentativa de convencer o leitor. 

Um texto argumentativo também vai ter informações, mas o objetivo desse texto é a opinião do autor.

Considerações finais

O texto dissertativo em prosa é simplesmente uma redação que não está escrito sob forma de poema, ela está dividida em linhas e parágrafos.  

Será avaliado a sua capacidade de compreensão do tema e da proposta e o seu conhecimento da estrutura textual dissertativa.

É importante que você possua domínio da norma culta da língua e boas habilidades argumentativas.

Não há segredo algum nessa nomenclatura. Algumas pessoas ficam confusos porque elas não foram informadas sobre isso dentro da sala de aula.

Não é porque o seu curso de redação não falou sobre o termos “redação em prosa” que o termo não exista. Lembre-se, o texto em prosa é simplesmente um texto que não está escrito sob forma de um poema.








Conta de energia elétrica ficará mais cara em dezembro

01/12 | Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos.

Bandidos fortemente armados aterrorizam a madrugada em Criciúma

01/12 | Policia
Cerca de 30 criminosos, com armas de grosso calibre, invadiram e assaltaram uma agência do Banco do Brasil no Centro de Criciúma (SC) no início da madrugada desta terça-feira (1º). Forças policiais de Santa Catarina montam força tarefa na busca dos criminosos.

Alta Temporada de Verão marca retorno dos voos internacionais no Aeroporto de Florianópolis

30/11 | Turismo
A alta temporada de verão representará o retorno dos voos internacionais no aeroporto da Capital catarinense.

Dezembro é o mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids

30/11 | Geral
Dezembro traz um importante alerta de prevenção à infecção pelo HIV, quando é celebrado o mês de conscientização, sendo que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Santa Catarina tem mais de 3 mil vagas abertas para emprego

30/11 | Economia
A semana começa em Santa Catarina com 3.917 vagas abertas.

Luciano Martins comemora 20 anos de carreira com dupla exposição no Shopping Iguatemi Florianópolis

30/11 | Variedades
Artista fez uma seleção de obras inéditas e trabalhos feitos nas últimas duas décadas