img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Redação dissertativa: Como fazer uma dissertação em prosa?

Publicado em 27/10/2020


Redação dissertativa: Como fazer uma dissertação em prosa?



Digamos que você precisa realizar a produção de uma redação para um concurso ou vestibular.

Você abriu a sua prova, ou abrir um edital para ler, e encontrou que você deverá escrever uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa. Nesse momento você ficou confuso, pois nunca ouviu falar em um texto dissertativo argumentativo em prosa. “O que é isso? Vai ter que rolar uma prosa, ou seja, uma conversa durante o texto?”

Muitas pessoas não conhecem a ideia por traz do termo e, acredite ou não, há alunos que entregam um diálogo achando que texto em prosa é algo parecido com um roteiro teatral.

Nesse artigo vamos debater e deixa claro o que é um texto dissertativo em prosa e como você deve produzir um quando solicitado.

O significa prosa na literatura?

Quando um avaliador solicita que você redija um texto dissertativo em prosa, ele delimita a sua escrita a um formato de texto onde sua redação será algo próximo a um debate.

Espera-se uma sequência de informações, a depender da natureza do texto.

Se for solicitado um texto dissertativo expositivo apenas exponha informações a respeitos de conceitos importantes dentro do tema, já se é necessário um texto dissertativo argumentativo aí deve-se ter uma tese, um ponto de vista, uma opinião. 

Então, o texto dissertativo é aquele texto em que espera-se uma organização em forma de debate ou a exposição de conceitos.

Tudo aquilo que não está em verso está em prosa. A expressão “em prosa” só é informada para garantir que você não escreva um poema ao invés de uma redação, deixando claro que você não deve escrever em versos.

O que é um texto dissertativo?

O texto dissertativo é um gênero textual opinativo. Nele é exposto uma opinião ou posicionamento sobre um determinado tema. 

Tem isso em mente, sua estrutura é composta de alguns elementos textuais. 

O primeiro deles é uma introdução com uma tese. Na introdução é colocado previamente o posicionamento do autor e o que vai ser discutido ao longo do texto.

A segunda etapa é o desenvolvimento. Fica claro pelo nome, então esse é o momento onde desenrola-se a argumentação, apresentando dados, fatos e argumentos.

Por último é necessário uma conclusão, onde o autor fecha sua ideias e concluí o que pensa a respeito do tema. 

Redação Expositiva x Redação Dissertativa

Vamos, a princípio, entender a principal diferença entre os dois tipos de redação.  

O texto expositivo apresenta os pontos de vista acerca de um assunto só que sem defender qualquer posição, o objetivo do texto expositivo é informar.

O texto argumentativo que é o que geralmente mais gera interesse por causa do Enem. Ele apresenta a defesa da opinião do autor acerca do assunto na tentativa de convencer o leitor. 

Um texto argumentativo também vai ter informações, mas o objetivo desse texto é a opinião do autor.

Considerações finais

O texto dissertativo em prosa é simplesmente uma redação que não está escrito sob forma de poema, ela está dividida em linhas e parágrafos.  

Será avaliado a sua capacidade de compreensão do tema e da proposta e o seu conhecimento da estrutura textual dissertativa.

É importante que você possua domínio da norma culta da língua e boas habilidades argumentativas.

Não há segredo algum nessa nomenclatura. Algumas pessoas ficam confusos porque elas não foram informadas sobre isso dentro da sala de aula.

Não é porque o seu curso de redação não falou sobre o termos “redação em prosa” que o termo não exista. Lembre-se, o texto em prosa é simplesmente um texto que não está escrito sob forma de um poema.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade