img

POLITICA

Câmara Municipal de Florianópolis amplia tempo de validade de certidão emitidas para facilitar empreendedorismo

Publicado em 27/10/2020

Câmara Municipal de Florianópolis amplia tempo de validade de certidão emitidas para facilitar empreendedorismo

Com as alterações aprovadas na tarde de segunda-feira (19) o prazo passa a ser de 60 dias. 


A Câmara aprovou Projeto de Lei Complementar 01825/2020 que altera o art. 194 e acrescenta o parágrafo único à lei complementar n° 007/19, que institui o Código Tributário Municipal, acerca da validade das Certidões Negativas de Débitos (CND) emitidas pela prefeitura municipal.

O documento é emitido pela Fazenda Municipal e atesta que o contribuinte está em situação regular quanto ao pagamento dos tributos municipais. Atualmente a  certidão tem validade pelo prazo de 20 dias a partir da sua emissão. O objetivo, de acordo com a justificativa do projeto de autoria do vereador Fábio Braga, é evitar que o contribuinte tenha que se deslocar da sua residência ou acessar o sistema da prefeitura por, pelo menos, duas vezes ao longo do mês, para obter a certidão.

Observando outros casos dentro desse mesmo tema, em cidades vizinhas, como Palhoça, a validade é de 120 dias. Nas emissões feitas pelo Estado de Santa Catarina, o período é de 60 dias. E o Governo Federal emite certidões com duração de 90 dias. Agora, a Capital terá o mesmo período das certidões emitidas pela Secretaria da Fazenda estadual.

Durante a discussão do PLC os parlamentares ressaltaram a importância da certidão negativa na vida de quem empreende em Florianópolis. Para efeito de obtenção dos alvarás, por exemplo, existem com fiscalizações que podem demorar mais para serem realizadas do que o prazo das certidões.

Em especial neste momento de pandemia, faz-se necessário uma ampliação por 30 ou 60 dias por uma necessidade também na relação com o poder público para efeito de uma licitação, que muitas vezes leva meses até sua conclusão, seja no âmbito municipal, estadual, federal.








Conta de energia elétrica ficará mais cara em dezembro

01/12 | Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos.

Bandidos fortemente armados aterrorizam a madrugada em Criciúma

01/12 | Policia
Cerca de 30 criminosos, com armas de grosso calibre, invadiram e assaltaram uma agência do Banco do Brasil no Centro de Criciúma (SC) no início da madrugada desta terça-feira (1º). Forças policiais de Santa Catarina montam força tarefa na busca dos criminosos.

Alta Temporada de Verão marca retorno dos voos internacionais no Aeroporto de Florianópolis

30/11 | Turismo
A alta temporada de verão representará o retorno dos voos internacionais no aeroporto da Capital catarinense.

Dezembro é o mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids

30/11 | Geral
Dezembro traz um importante alerta de prevenção à infecção pelo HIV, quando é celebrado o mês de conscientização, sendo que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Santa Catarina tem mais de 3 mil vagas abertas para emprego

30/11 | Economia
A semana começa em Santa Catarina com 3.917 vagas abertas.

Luciano Martins comemora 20 anos de carreira com dupla exposição no Shopping Iguatemi Florianópolis

30/11 | Variedades
Artista fez uma seleção de obras inéditas e trabalhos feitos nas últimas duas décadas