img

CULTURA

Semana da Dança UFSC será totalmente online e gratuita

Publicado em 27/10/2020

Cristiano Prim
Semana da Dança UFSC será totalmente online e gratuita

Ampla programação, que ocorre de 16 a 22 de novembro, exibe espetáculos, oficinas, cursos, lives e imersões artísticas nas mídias digitais do projeto


A Semana da Dança UFSC chega à sexta edição com formato totalmente online. O evento nos últimos cinco anos ocorria no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC), mas teve que se adaptar aos novos tempos pandêmicos e interações corporais/digitais por conta do isolamento social. E repensado a partir da experiência humana à distância, na possível troca de conhecimentos, movimentos e espetáculos por meio das janelas virtuais.

Esta edição, confirmada para acontecer de 16 a 22 de novembro, é desafiadora e também enriquecedora para as organizadoras Débora Zamarioli e Vera Torres, responsáveis pela curadoria e coordenação geral do evento junto com a professora Maria de Lourdes Alves Borges, secretária de Cultura e Arte da UFSC (SecArte). O palco dos espetáculos e entrevistas será o canal oficial do projeto no Youtube, principal mídia de exibição do programa que conta com a participação de bailarinas/os de várias partes do País e outros continentes. 

"Algumas questões, reflexões e desejos nos moveram na escolha de obras e artistas para esta edição. Convidamos artistas comprometidos com a dança, com a arte, com a sociedade, com o contexto político, com a pesquisa, com as memórias e histórias da dança e também abertos ao desafio dos novos modos de encontros e produções artísticas originadas no contexto da pandemia. Tivemos o desejo de promover articulações, modos de resistência e existência fundamentais para continuarmos vivendo a dança em contextos tão adversos", comenta a dupla.

A 6ª edição da Semana da Dança UFSC é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). Tem apoio da TV UFSC, emissora onde serão transmitidos os espetáculos e vídeos-dança. E ainda parceria de conteúdo com o projeto Midiateca da Dança, que lança a série de quatro lives "Arquivos móveis: histórias da dança em SC". As entrevistas vão abordar as memórias e relatos de artistas, pesquisadores e professoras convidados que atuaram e atuam no Estado. A agenda de oficinas, cursos, debates e imersões artísticas ocorrerá nas plataformas do Zoom e Google Meet. E as lives e espetáculos ficarão concentrados no canal da semana no Youtube.








Conta de energia elétrica ficará mais cara em dezembro

01/12 | Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos.

Bandidos fortemente armados aterrorizam a madrugada em Criciúma

01/12 | Policia
Cerca de 30 criminosos, com armas de grosso calibre, invadiram e assaltaram uma agência do Banco do Brasil no Centro de Criciúma (SC) no início da madrugada desta terça-feira (1º). Forças policiais de Santa Catarina montam força tarefa na busca dos criminosos.

Alta Temporada de Verão marca retorno dos voos internacionais no Aeroporto de Florianópolis

30/11 | Turismo
A alta temporada de verão representará o retorno dos voos internacionais no aeroporto da Capital catarinense.

Dezembro é o mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids

30/11 | Geral
Dezembro traz um importante alerta de prevenção à infecção pelo HIV, quando é celebrado o mês de conscientização, sendo que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Santa Catarina tem mais de 3 mil vagas abertas para emprego

30/11 | Economia
A semana começa em Santa Catarina com 3.917 vagas abertas.

Luciano Martins comemora 20 anos de carreira com dupla exposição no Shopping Iguatemi Florianópolis

30/11 | Variedades
Artista fez uma seleção de obras inéditas e trabalhos feitos nas últimas duas décadas