img

COMUNIDADE

Ônibus Ponte Viva retorna à operação em Florianópolis com aplicação antiviral que combate o Coronavírus

Publicado em 26/10/2020

Paulo Luís Cordeiro
Ônibus Ponte Viva retorna à operação em Florianópolis com aplicação antiviral que combate o Coronavírus

Os dois micro-ônibus que atendem à linha Ponte Viva acabam de retornar à circulação no Centro da Capital, a partir desta segunda-feira, 26, depois de sete meses sem atividades.




Por: Paulo Luis Cordeiro

Além de seguir o protocolo sanitário existente, os veículos contarão com mais uma ferramenta de prevenção e controle da pandemia da Covid-19. Uma parceria entre a ChromaLíquido Soluções Tecnológicas e a TNS Nanotecnologia possibilitou a implantação da tecnologia que, por meio da aplicação de aditivo antiviral nos tecidos usados no revestimento dos bancos e estruturas internas dos ônibus, é capaz de neutralizar bactérias e até mesmo o Sars-Cov-2, o novo coronavírus causador da Covid-19.

A apresentação da iniciativa foi feita na manhã desta segunda-feira pelo diretor geral da TNS Nanotecnologia Gabriel Nunes e pelo Secretário Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano Michel Mittmann. "Liberamos o Ponte Viva, que acaba de voltar a circular no trajeto da Ponte Hercílio Luz. Os dois veículos contam com a nanotecnologia que, aliada ao protocolo sanitário já existente, garante ainda mais segurança nesta etapa da retomada gradual do transporte coletivo no município", afirma Mittmann.

Além da tecnologia antiviral, a linha Ponte Viva conta também com outras mudanças. Após circular gratuitamente durante período de testes no Centro da Capital após a reabertura da Ponte Hercílio Luz, a linha passa a ser cobrada neste retorno. A tarifa é de R$: 4,25, a mesma de uma linha convencional. Neste primeiro momento, será aceito somente pagamento feito com o cartão pré-pago do transporte. Nos próximos dias, a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano deve anunciar novas opções de pagamento facilitado para os passageiros.

A proteção garantida aos ônibus consiste na aplicação do tecido confeccionado a partir do fio de poliamida Amni® Virus-Bac OFF, da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, com ação antibacteriana e antiviral, inclusive contra os micro-organismos envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpesvírus e os coronavírus. A propriedade antiviral e antibacteriana permanece durante toda a vida útil do tecido, mesmo em situações extremas de uso, manutenção e higienização, como é o caso do transporte público.

Desenvolvido pela TNS, o aditivo antiviral aplicado nos fios dos tecidos, filtros e plásticos presentes nos ônibus é produzido com nanotecnologia. Quando os componentes entram em contato com os micro-organismos patogênicos, a camada bilipídica dos vírus é rompida, impossibilitando que se fixem na superfície. "O combate a micro-organismos é a realidade da TNS desde sua fundação. Nosso know-how demonstra a competência técnica adquirida pelo time para o sucesso de nossos produtos em diferentes aplicações na indústria. Seja para proteger embalagens ou mesmo proporcionar segurança ao reduzir as chances de contaminações cruzadas quando não se possa lavar determinada superfície tão facilmente, as soluções da TNS são pensadas para usufruto da sociedade, que ainda se esforça diariamente para evitar o contágio", explica Nunes. Além de plásticos e tecidos, os aditivos TNS estão presentes em tintas e materiais usados para acomodar alimentos e medicamentos como no caso do EPS -- conhecido como isopor.

Além disso, os aditivos são capazes de inativar o Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, em até 1 minuto depois do contato, e sem causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. A eficácia do produto foi comprovada por diferentes laboratórios especializados dentro e fora do Brasil. Os veículos do transporte público estarão mais seguros, pois o aditivo antiviral da empresa catarinense elimina 99,99% a existência de vírus e bactérias nas principais superfícies de contato, reduzindo drasticamente o risco de contaminação. Essa característica também facilita a limpeza de superfícies têxteis e plásticas que contam com a nanotecnologia em sua formulação.

 


Paulo Luís Cordeiro
Ônibus Ponte Viva retorna à operação em Florianópolis com aplicação antiviral que combate o Coronavírus



Paulo Luís Cordeiro
Ônibus Ponte Viva retorna à operação em Florianópolis com aplicação antiviral que combate o Coronavírus









Conta de energia elétrica ficará mais cara em dezembro

01/12 | Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos.

Bandidos fortemente armados aterrorizam a madrugada em Criciúma

01/12 | Policia
Cerca de 30 criminosos, com armas de grosso calibre, invadiram e assaltaram uma agência do Banco do Brasil no Centro de Criciúma (SC) no início da madrugada desta terça-feira (1º). Forças policiais de Santa Catarina montam força tarefa na busca dos criminosos.

Alta Temporada de Verão marca retorno dos voos internacionais no Aeroporto de Florianópolis

30/11 | Turismo
A alta temporada de verão representará o retorno dos voos internacionais no aeroporto da Capital catarinense.

Dezembro é o mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids

30/11 | Geral
Dezembro traz um importante alerta de prevenção à infecção pelo HIV, quando é celebrado o mês de conscientização, sendo que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Santa Catarina tem mais de 3 mil vagas abertas para emprego

30/11 | Economia
A semana começa em Santa Catarina com 3.917 vagas abertas.

Luciano Martins comemora 20 anos de carreira com dupla exposição no Shopping Iguatemi Florianópolis

30/11 | Variedades
Artista fez uma seleção de obras inéditas e trabalhos feitos nas últimas duas décadas