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ECONOMIA

Projetos da campanha #IncentivaSC promovem retomada econômica no estado

Publicado em 19/10/2020

Projetos da campanha #IncentivaSC promovem retomada econômica no estado

Com apoio da Fapesc, Incentiv.me está arrecando recursos via impostos para 13 iniciativas de oito regiões do estado


Os projetos catarinenses voltados para ações sociais e de retomada econômica podem receber recursos pela campanha #IncentivaSC, lançada pela startup de inovação tributária Incentiv.me em agosto deste ano. O objetivo do movimento é mobilizar empresas e pessoas para que os recursos públicos sejam revertidos mais rapidamente à sociedade, ajudando a reduzir os impactos da pandemia. No  portfólio, são 13 projetos de diversas regiões do estado aptos a receber recursos.

Por meio da campanha, é possível redirecionar impostos como o ISS, IPTU e imposto de renda para projetos sociais. “E isso automaticamente vai ser revertido em empregos e renda para as pessoas envolvidas com os projetos direta e indiretamente. O dinheiro do imposto de renda e até parte do ISS e do IPTU demoraria algum tempo até retornar à sociedade. Com as doações diretas ou via incentivo fiscal, as pessoas mais vulneráveis teriam acesso ao recurso, gerando uma retomada econômica mais rápida”, explica o CEO da Incentiv.me, Douglas Nicolau. 

As 13 iniciativas cadastradas na plataforma Incentiv.me trabalham com a proteção social e formação de jovens e crianças; visam gerar oportunidades e garantir a circulação financeira e atendem pessoas em vulnerabilidade. No dia 22/10, às 16h30, a Incentiv.me irá realizar um Pitch Day com 5 proponentes de projetos do movimento #IncentivaSC para apresentar sua iniciativa a investidores e a sociedade em geral. Após os pitchs, será realizada uma mesa redonda com perguntas dos convidados.  Participarão do pitch apenas projetos aptos a receber recursos por meio do direcionamento de Imposto de Renda. 

Um dos projetos do portfólio e que participará do Pitch Day é o “Ciranda da pessoa idosa”, aprovado no Fundo do Idoso e idealizado pelo Município de Itá. O objetivo é viabilizar momentos de integração, inclusão, convívio e informações sobre cuidados com a saúde. Tudo através de atividades culturais, educativas, esportivas e sociais que são desenvolvidas nos encontros mensais nos grupos de Convivência da Terceira Idade do interior e área urbana da cidade.

O projeto Artistas de Impacto, idealizado pelo Impact Hub em parceria com o Grupo Sintonize e aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, também participará do Pitch Day. A iniciativa consiste na realização de uma programação artística diversa durante sete dias, em parceria com os Impact Hubs de Manaus, Recife, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. A programação será composta por capacitação para artistas de todo o país (pensando nas ODS 4, 8 e 17 da ONU), live sobre os ODS com convidados especiais, apresentação de artes cênicas apresentação musical, além de lançamentos de exposição virtual de artes visuais e produto audiovisual produzido durante o projeto.

A Escola Integral de Cultura Urbana é outra iniciativa apta a receber recursos pela campanha. Aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, o projeto da Agenda Centro de Artes Urbanos pretende levar arte e educação por meio da cultura Hip Hop para 240 crianças e adolescentes entre 8 e 12 anos. Serão oferecidas 270 horas de atividades para as crianças participantes do projeto, com oficinas três vezes por semana - atendendo ao pilar de formação de jovens da campanha. 

Aprovado no Fundo para Infância e Adolescência, o projeto Biodiesel na escola prevê a execução de um programa de educação ambiental para crianças e adolescentes no município de Tijucas/SC, promovendo ações socioambientais sobre sustentabilidade, cidadania e biocombustíveis, integradas a uma campanha de coleta de óleo vegetal residual, para posterior reciclagem e transformação em biodiesel. Apoiar a filantropia é contribuir para a multiplicação do alcance desses projetos. Segundo os dados da Receita Federal, as instituições filantrópicas da área da assistência social geram um retorno de R$ 12,02 para cada R$ 1,00 investido de imunidade previdenciária.  Além destes, projetos de das cidades de Jaraguá do Sul, Tijucas, Brusque, Chapecó, Criciúma e Balneário Camboriú podem receber recursos de empresas e pessoas. 

A campanha regional de retomada econômica contou com R$ 80,4 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Com o recurso aprovado via edital, será desenvolvido um sistema de transparência em que será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia. “A ideia é que não apenas o processo de doação seja pensado de forma prática, mas também o acompanhamento. Nós vamos calcular o impacto que cada projeto está trazendo, vamos mensurar o ROI (Retorno Sobre Investimento) social, saber as métricas de performance dos projetos e ter dados muito mais robustos”, comenta a COO, Thais Nicolau. 

Ao incentivar um projeto, a empresa tem acesso gratuito à Monitore, ferramenta de transparência da Incentiv.me que foi aprovada em 1o lugar no edital da Fapesc para empresas catarinenses que assumiram seu papel no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Com ela, será possível mensurar o impacto social sobre o investimento de cada patrocínio em tempo real. A utilização da Monitore é uma das contrapartidas oferecidas para as empresas participantes da campanha. 








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