img

Florianópolis, 25/04/2024




TURISMO

UFSC e Ministério do Turismo firmam parceria para diagnóstico de transporte turístico no país

Publicado em 11/10/2020


VLT/RJ
UFSC e Ministério do Turismo firmam parceria para diagnóstico de transporte turístico no país



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) do Departamento de Engenharia Civil, e o Ministério do Turismo firmaram parceria para o diagnóstico das condições de circulação e de conectividade em rotas turísticas no país.

O Ministério do Turismo encomendou o “raio-X” de 30 rotas turísticas estratégicas brasileiras, contempladas pelo Programa Investe Turismo. O plano de trabalho da UFSC envolverá o mapeamento, diagnóstico e proposições referentes aos modos rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, contemplando sua infraestrutura e pontos de apoio, regulação, iniciativas de fomento, bem como a integração multimodal. O cronograma do estudo compreende 24 meses. Com isto, a conclusão está prevista para setembro de 2022.

Em entrevista à Agência de Comunicação da UFSC, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou que o trabalho a ser realizado pela Universidade irá ajudar a entender de forma mais assertiva quais as melhorias que precisam ser feitas, principalmente em um período pós-pandemia, para garantir infraestrutura adequada, conforto e segurança para o turista. “Desde o início da pandemia, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, tem agido para proteger os trabalhadores do setor, reduzindo os impactos econômicos da pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo em que atua para garantir a proteção dos turistas. Fomos um dos primeiros países do mundo a criar o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, que garante mais segurança aos turistas que já começam a viajar e frequentar locais que cumpram os protocolos necessários para a prevenção da Covid-19”, afirmou.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio destacou que a UFSC, por meio do Labtrans, reúne alto conhecimento técnico e experiência em infraestrutura e serviços de transporte em nível nacional. Ele frisa que a instituição já prestou relevantes entregas no setor, especialmente por meio dos TEDs firmados com a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MINFRA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Portanto, ter a UFSC como parceira de primeira linha na melhoria da mobilidade e conectividade turística é fundamental, pois permitirá o maior aproveitamento das experiências obtidas e dos produtos elaborados no âmbito desses TEDs, promovendo ganhos de sinergia das ações governamentais e melhor aplicação dos recursos públicos federais”, avaliou.

Além do levantamento bibliográfico e da avaliação da atual situação legislativa, a ação tem ainda como metas: avaliação e diagnóstico da infraestrutura de transportes; desenvolvimento de base georreferenciada; diretrizes para estabelecimento de políticas públicas integradas para mobilidade e conectividade turística; estabelecimento de programa de integração multimodal; proposições para implantação de programa de conservação e manutenção de trechos rodoviários de interesse turístico; plano diretor de mobilidade e conectividade; e apoio técnico e capacitação aos setores públicos locais e entidades privadas ligadas ao turismo.

Fonte: AGECOM/UFSC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...