img

TECNOLOGIA

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem

Publicado em 25/09/2020

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem

Em um curto período a evolução desses aparelhos foi significante, e hoje em dia, temos ferramentas como backup em nuvem.


Há 60 anos, os computadores não tinham nem o mínimo da capacidade de armazenamento que possuem atualmente.

Em 1957, John Mccarthy, criador da linguagem LISP — família de linguagens de programação, projetada primariamente para o processamento de dados simbólicos — esboçou o conceito do cloud optimization, muito presente no dia a dia de muitos.

Pensando nisso, e em como tecnologias como o backup em nuvem ajudam pessoas e empresas, selecionamos as vantagens e desvantagens de utilizar o armazenamento na nuvem.
 

O que é o backup em nuvem?

A nuvem é um conceito da informática, que basicamente faz a armazenagem de dados de aplicativos e outros arquivos em um servidor remoto. O serviço de nuvem surgiu com a ideia de tornar desnecessária a instalação de aplicativos e softwares para atividades básicas.

O armazenamento na nuvem e serviços de hybrid cloud, por exemplo, acontecem de forma padronizada e automática, fazendo com que o processo não seja complicado, precisando somente de um sistema para organizá-lo.

 

Vantagens

Como é possível notar, o backup em nuvem facilita muitos processos no dia a dia, seja em uma empresa ou para uso pessoal, além disso, conheça as principais vantagens:

 

Segurança

Sem dúvidas, a segurança é um dos maiores benefícios do serviço de nuvem, a segurança irá te trazer mais tranquilidade ao realizar atividades online do cotidiano.

O serviço de nuvem escolhe os centros de dados mais seguros para armazenar suas informações, além de possuir uma auditoria adequada para guardar senhas, por exemplo.

 

Ajuda o trabalho em equipe

Ter os dados e documentos disponíveis online, traz mais uma vantagem, principalmente para empresas que trabalham com grandes equipes. A cloud computing permite que mais de uma pessoa acesse e edite o mesmo documento.

Os funcionário também tem a possibilidade de compartilhar documentos de forma mais rápida e prática, só com a ajuda do e-mail, ou outros meios de compartilhamento.

Tudo isso sem limites de pessoas, e se por algum descuido, a equipe acabar perdendo a versão de algum documento, o backup em nuvem facilita o processo com o serviço de histórico.

 

Controle de acesso

Diferente de um armazenamento externo, que só é protegido pela senha do próprio dispositivo móvel, os serviços de managed cloud facilitam o controle de acesso às informações.

A nuvem cria uma espécie de portaria extra, isso ajuda com que os seus documentos ou os documentos corporativos fiquem ainda mais seguros.

 

Desvantagens

Como todos os sistemas online, o armazenamento na nuvem também apresenta algumas desvantagens, como:

 

Conexão à internet

A maior queixa dos usuários é que, para acessar e editar dados e informações, você precisa ter obrigatoriamente acesso à internet. Todos estão suscetíveis a ter problemas, vez ou outra, com a conexão de internet, ou seja, quando isso acontecer, você não consegue mais utilizar o documento.

 

Falta de suporte

Se você não implementar em sua empresa o melhor serviço de nuvem possível, muitos problemas podem acontecer, sem uma previsão de solução para eles. Por isso é importante ficar atento ao escolher seu provedor na nuvem. Faça uma boa pesquisa antes de escolher!


Apesar de ter desvantagens, elas podem ser evitadas e são quase irrelevantes perto dos benefícios que esse serviço oferece. Vale a pena adotar esse sistema de backup em nuvem principalmente em sua empresa, irá facilitar a vida de todos os colaboradores.








Projeto Ilha de Encantaria será transmitido ao vivo nesta quarta e quinta

28/10 | Cultura
A contação de histórias para crianças e adultos traz a Palhaçaria para reviver en-cantos de Florianópolis em transmissão ao vivo no Youtube da Traço Cia de Teatro.

Redação dissertativa: Como fazer uma dissertação em prosa?

27/10 | Comunidade
Digamos que você precisa realizar a produção de uma redação para um concurso ou vestibular.

Santa Catarina vacinou 169 mil crianças contra a paralisia infantil

27/10 | Geral
Santa Catarina vacinou, até o momento, cerca de 169 mil crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 49,2% do público-alvo, que é de 342,8 mil crianças de 1 a menores de 5 anos de idade em todo o estado. No Brasil, cerca de 7 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil. Até o momento, da população-alvo estimada de 11,2 milhões, somente 4 milhões (20,31%) foram vacinadas contra a pólio.

Câmara Municipal de Florianópolis amplia tempo de validade de certidão emitidas para facilitar empreendedorismo

27/10 | Politica
Com as alterações aprovadas na tarde de segunda-feira (19) o prazo passa a ser de 60 dias. 

Semana da Dança UFSC será totalmente online e gratuita

27/10 | Cultura
Ampla programação, que ocorre de 16 a 22 de novembro, exibe espetáculos, oficinas, cursos, lives e imersões artísticas nas mídias digitais do projeto

Cerca de 7 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil

27/10 | Comunidade
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até 30 de outubro e tem como população-alvo estimada cerca de 11,2 milhões de crianças de 1 a menores de 5 anos