img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem

Publicado em 25/09/2020


Vantagens e desvantagens do backup em nuvem



Em um curto período a evolução desses aparelhos foi significante, e hoje em dia, temos ferramentas como backup em nuvem.

Há 60 anos, os computadores não tinham nem o mínimo da capacidade de armazenamento que possuem atualmente.

Em 1957, John Mccarthy, criador da linguagem LISP — família de linguagens de programação, projetada primariamente para o processamento de dados simbólicos — esboçou o conceito do cloud optimization, muito presente no dia a dia de muitos.

Pensando nisso, e em como tecnologias como o backup em nuvem ajudam pessoas e empresas, selecionamos as vantagens e desvantagens de utilizar o armazenamento na nuvem.
 

O que é o backup em nuvem?

A nuvem é um conceito da informática, que basicamente faz a armazenagem de dados de aplicativos e outros arquivos em um servidor remoto. O serviço de nuvem surgiu com a ideia de tornar desnecessária a instalação de aplicativos e softwares para atividades básicas.

O armazenamento na nuvem e serviços de hybrid cloud, por exemplo, acontecem de forma padronizada e automática, fazendo com que o processo não seja complicado, precisando somente de um sistema para organizá-lo.

 

Vantagens

Como é possível notar, o backup em nuvem facilita muitos processos no dia a dia, seja em uma empresa ou para uso pessoal, além disso, conheça as principais vantagens:

 

Segurança

Sem dúvidas, a segurança é um dos maiores benefícios do serviço de nuvem, a segurança irá te trazer mais tranquilidade ao realizar atividades online do cotidiano.

O serviço de nuvem escolhe os centros de dados mais seguros para armazenar suas informações, além de possuir uma auditoria adequada para guardar senhas, por exemplo.

 

Ajuda o trabalho em equipe

Ter os dados e documentos disponíveis online, traz mais uma vantagem, principalmente para empresas que trabalham com grandes equipes. A cloud computing permite que mais de uma pessoa acesse e edite o mesmo documento.

Os funcionário também tem a possibilidade de compartilhar documentos de forma mais rápida e prática, só com a ajuda do e-mail, ou outros meios de compartilhamento.

Tudo isso sem limites de pessoas, e se por algum descuido, a equipe acabar perdendo a versão de algum documento, o backup em nuvem facilita o processo com o serviço de histórico.

 

Controle de acesso

Diferente de um armazenamento externo, que só é protegido pela senha do próprio dispositivo móvel, os serviços de managed cloud facilitam o controle de acesso às informações.

A nuvem cria uma espécie de portaria extra, isso ajuda com que os seus documentos ou os documentos corporativos fiquem ainda mais seguros.

 

Desvantagens

Como todos os sistemas online, o armazenamento na nuvem também apresenta algumas desvantagens, como:

 

Conexão à internet

A maior queixa dos usuários é que, para acessar e editar dados e informações, você precisa ter obrigatoriamente acesso à internet. Todos estão suscetíveis a ter problemas, vez ou outra, com a conexão de internet, ou seja, quando isso acontecer, você não consegue mais utilizar o documento.

 

Falta de suporte

Se você não implementar em sua empresa o melhor serviço de nuvem possível, muitos problemas podem acontecer, sem uma previsão de solução para eles. Por isso é importante ficar atento ao escolher seu provedor na nuvem. Faça uma boa pesquisa antes de escolher!


Apesar de ter desvantagens, elas podem ser evitadas e são quase irrelevantes perto dos benefícios que esse serviço oferece. Vale a pena adotar esse sistema de backup em nuvem principalmente em sua empresa, irá facilitar a vida de todos os colaboradores.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade