img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Conheça as vantagens de frigideira de ferro

Publicado em 25/09/2020


Imagem ilustrativa/Site
Conheça as vantagens de frigideira de ferro



A panela de ferro se tornou um utensílio desejado em muitas cozinhas. Clique e confira quais são os benefícios de ter uma frigideira de ferro

Existem indícios de que o ferro começou a ser utilizado pelo ser humano antes de 500 a.C, sendo antigamente, até mais valioso que o ouro. Atualmente, o material ainda é presente no dia a dia de todos, como na panela de ferro, por exemplo.

Ao escolher um produto, o maior critério é a qualidade e durabilidade dele, comprar panela de ferro é garantia disso. Conheça as vantagens de se ter uma frigideira de ferro em sua cozinha!

 

Conheça as frigideiras de ferro fundido

As frigideiras mais comuns nas cozinhas eram as de alumínio, por muito tempo elas foram as preferidas para a preparação de alimentos, porém, hoje em dia, a frigideira de ferro foi resgatada e anda sendo muito utilizada.

Elas são itens indispensáveis, pois, ela ajuda na preparação de diversos alimentos, como carnes, peixes e até mesmo legumes. As frigideiras de ferro fundido, entregam um cozimento melhor para o alimento, conservam a temperatura por mais tempo e podem ser utilizadas em qualquer tipo de fogão.

 

Benefícios da panela de ferro fundido

O principal benefício é a durabilidade, diferente da de alumínio, a frigideira de ferro fundido não quebra e amassa facilmente, entre outros, como:

  • Não são tóxicas;

  • Ajudam na prevenção contra a anemia, pois, fornecem uma pequena quantidade de óxido de ferro aos alimentos;

  • Podem ir direto ao forno, geladeira e congelador;

  • É antiaderente: perfeita para grelhar carnes e fazer omeletes;

  • Se aquecem rapidamente.

De fato, é um investimento que vale a pena.

 

Como cuidar da frigideira de ferro fundido?

Apesar de ser um produto extremamente resistente, uma frigideira de ferro precisa de cuidados especiais, que irão aumentar sua durabilidade. Conheça os principais cuidados:

  • Evite usar esponjas de aço, isso irá retirar a camada protetora de sua frigideira;

  • Utilize sabão neutro, de preferência o em barras;

  • Aqueça a frigideira no forno para secá-la, espere até a água evaporar;

  • Por fim, não conserve alimentos por muito tempo dentro da frigideira, porque o ferro acelera o processo de oxidação dos alimentos.

Assim, você pode garantir que o utensílio dure por muitos anos, sem quaisquer problemas com manutenção do mesmo.
 

Critérios na hora da compra

É necessário seguir alguns critérios ao comprar panela de ferro, confira no que você precisa ficar de olho na hora da compra:

  • Modelo: quadradas, redondas e retangulares são as mais comuns, além disso, existem diversos tamanhos. Escolha o modelo e tamanho que atendam suas necessidades;

  • Acabamento: existe o acabamento cerâmico e o esmaltado, independente da escolha, certifique-se que o produto é feito 100% de ferro fundido, desse modo não haverá erro;

  • Peso: uma das características da frigideira de ferro é que ela é mais pesada que outras, contudo, modelos pesados podem dificultar o manuseio, ou seja, o ideal é escolher um modelo mais leve.

Ter uma frigideira de ferro e um conjunto de panela de ferro é garantia de durabilidade e qualidade, principalmente dos alimentos. Siga nossas dicas e usufrua dos benefícios desse utensílio de cozinha requisitado.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...