img

Florianópolis, 19/04/2024




POLITICA

Painel sobre combate à desinformação sobre eleições será realizado nesta terça-feira (28)

Publicado em 28/07/2020


Painel sobre combate à desinformação sobre eleições será realizado nesta terça-feira (28)



O encontro virtual é aberto à sociedade em geral e tem as inscrições gratuitas.

Será realizado na próxima terça-feira (28), das 9h30 às 11h30, o debate "Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode ajudar na preparação para as próximas eleições municipais?", com o intuito de apresentar os principais aprendizados decorrentes da atual crise e preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das Eleições 2020.

O encontro virtual é aberto à sociedade em geral e tem as inscrições gratuitas.Ainda há vagas disponíveis, porém limitadas. Para se inscrever, acesse a página do evento no Sympla. Os participantes poderão realizar perguntas para os debatedores em tempo real.

O painel será mediado pela jornalista Petria Chaves e contará com a participação do juiz do Pleno do TRE-SC, Francisco Dellpizzo Miranda (representando o presidente do Tribunal, desembargador Jaime Ramos); do diretor da EJESC, juiz Wilson Pereira Júnior; do promotor eleitoral de Itaiópolis-SC, Pedro Roberto Decomain; do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SC, Paulo Fretta Moreira, da secretária de Controle Interno e Auditoria do Tribunal, Denise Schlickmann; do assistente de Ações Institucionais da EJESC, Guilherme Delbem; da diretora de Conteúdo da Agência Lupa, Natália Leal; do codiretor do IT&E, Ariel Kogan; do diretor do MCCE, Luciano Caparroz Pereira Santos.

Democracia Digital – Eleições 2020

O debate faz parte do evento online “Democracia Digital – Eleições 2020”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), em parceria com a Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa no próximo pleito.

Além do painel, será realizada pela Agência Lupa a oficina de checagem de informações intitulada "Como combater a pandemia de desinformação durante o processo eleitoral", com o professor do Lupa Educação, Raphael Kapa, das 14h às 16h. Podem participar desta atividade profissionais que trabalharão na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral, especialmente jornalistas de veículos de imprensa do estado e servidores públicos da área da Comunicação. Juízes e promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral também podem acompanhar a oficina.

As inscrições são igualmente limitadas, restando poucas vagas, e também devem ser efetuadas na página do evento no Sympla. O conteúdo da oficina online incluirá os seguintes temas: o que aprendemos nas Eleições 2018 e com a pandemia do novo coronavírus; metodologia de checagem; bots e trolls; mecanismos para identificar imagens e notícias falsas; e dicas básicas para não 'cair' em notícias falsas.

Os participantes que se inscreverem no debate e/ou na oficina devem utilizar, preferencialmente, um endereço de e-mail pessoal, para evitar que o e-mail de confirmação de inscrição caia na caixa de spam - risco comum em e-mails institucionais - e acompanhar as mensagens que serão encaminhadas pelos realizadores inclusive durante o evento (manhã e tarde).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade