img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Prédio histórico do Círculo Italiano em Florianópolis será restaurado

Publicado em 26/06/2020


Prédio histórico do Círculo Italiano em Florianópolis será restaurado



Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura?Patrimônio Cultural? Edição 2019.

O antigo prédio histórico que abriga a sede do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIB/SC), localizado junto à Praça XV, será recuperado através de um projeto arquitetônico de conservação, modernização e acessibilidade. O casarão é do início do século XX mas ainda conserva características originais da época. O conjunto arquitetônico, que inclui a casa e as construções em seu entorno, é tão importante que foi um dos primeiros a serem tombados pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis.

Habilitado e contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição  2019, sob a inscrição #25191545, o CIB/SC pode dar partida aos trabalhos contratando inicialmente o projeto arquitetônico, que deverá ser aprovado pela prefeitura de Florianópolis. Numa próxima fase, serão desenvolvidos os demais projetos que permitam a execução total da obra de restauro.

“O projeto arquitetônico de restauro e conservação é um presente à cidade de Florianópolis”, destaca o presidente do CIB/SC, Mauro Bresolin. A novidade também é comemorada por Alessandra Carioni, que já foi presidente da instituição e atualmente responde pela vice-presidência: “A sede do CIBSC pertence ao patrimônio arquitetônico da cidade e devemos participar de sua conservação”.

O projeto arquitetônico, de autoria da arquiteta Lilian Mendonça, através da empresa Prospectiva, deverá incorporar algumas ações que serão definidas junto à Fundação Catarinense de Cultura, prevendo sua divulgação para que o público conheça um pouco mais sobre o processo de restauro. Lilian ressalta que "reabilitar a sede do CIB/SC significa, além da recuperação e conservação física, a permanência de um espaço tradicional de trocas sociais e culturais, muito significativo para a preservação da identidade urbana da área central de Florianópolis".









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade