img

Florianópolis, 23/04/2024




REGIONAL

Crescimento da energia solar como forma de descarbonizar a matriz elétrica do Brasil

Publicado em 24/04/2020


Crescimento da energia solar como forma de descarbonizar a matriz elétrica do Brasil



A energia solar é uma realidade em muitos países do mundo e segundo o mais recente estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (International Renewable Energy Agency ? IRENA, em inglês) a potência mundial, apenas com a tecnologia fotovoltaica, alcançou a marca de 480,3 gigawatts no final de 2018.

Em busca da descarbonização do planeta as principais nações têm investido pesadamente na energia solar e o ranking com os cinco principais países é composto por: China (com 175 gigawatts), Japão (com 55,5 gigawatts), Estados Unidos (com 49,6 gigawatts), Alemanha (com 45,9 gigawatts) e Índia (com 26,8 gigawatts).

Assine Sky pré-pago e tenha acesso a muitos canais de notícias

No Brasil, a energia solar tem crescido rapidamente e estima-se que atualmente possui potência operacional total de 5.114,3 megawatts conforme levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. A associação também afirma que entre 2012 e 2019 o setor criou mais de 130 mil empregos. Mas, quais as vantagens da energia solar? São muitas, como por exemplo: é totalmente renovável, é infinita, não emite gases poluentes, tem baixo custo de manutenção, ocupa pouco espaço e permite a instalação em diversos lugares, mesmo os mais remotos.

Além de contribuir para uma maior economia na energia que chega em nossas casas, a fonte solar não emite poluentes e por isso favorece a descarbonização, melhorando o ar que todos respiramos. De acordo com o empresário e investidor do ramo de energia renovável, Ricardo Delneri, empresário do ramo de energia renovável e um dos sócios-fundadores da Renova Energia explica que a fonte de energia solar é considerada uma das mais promissoras do Brasil. "A fonte solar é renovável, não polui e poderá ser uma aliada importante no aumento do número de empregos no País", detalha Ricardo Delneri.

A avaliação do executivo é que a fonte solar irá crescer de forma muito acentuada pelos próximos anos e que dentro de alguns anos estará na casa de milhões de brasileiros.

 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade