img


TECNOLOGIA

Cinco dicas para elevar o desempenho do notebook durante o home office

Publicado em 25/03/2020

Cinco dicas para elevar o desempenho do notebook durante o home office

Empresa lista cinco tarefas fáceis de realizar para aumentar a performance dos notebooks para os profissionais que estão trabalhando de casa. Monitores são opção para ganhar produtividade



Em um período em que muitos profissionais estão trabalhando de casa, o notebook se tornou uma ferramenta essencial para garantir que os compromissos continuem sendo realizados e as tarefas sejam entregues. Por isso, é fundamental ter à disposição um aparelho com alto nível de desempenho, capaz de oferecer uma jornada contínua e sem travamentos durante a execução de atividades. E a Samsung elaborou uma lista com cinco dicas de como potencializar a performance de seu equipamento e também aumentar a produtividade por meio do uso de monitores. Confira:

Elimine arquivos temporários
Durante o dia, passamos longas horas utilizando a Internet, seja para procurar alguma informação, acessar o e-mail ou participar de uma videoconferência. Em meio à navegação, há um acúmulo de arquivos temporários, cache e relatórios de erros que ocupam espaço interno. Então, antes de iniciar as tarefas, faça uma limpeza de disco/cache por meio da ferramenta já existente no Windows.

Desinstale programas que não sejam utilizados em sua rotina
Outro ponto importante para assegurar o alto nível de desempenho está na assertividade dos programas instalados no notebook. Verifique os programas existentes em seu dispositivo e, se possível, desinstale por meio do Painel de Controle aqueles que você utilizou para resolver uma situação específica e que já não usa há muito tempo. Provavelmente, você notará a melhora de desempenho imediatamente.

Abra o menor número possível de abas no navegador
Você começa a executar uma tarefa, mas, em paralelo, alguém lhe pede para fazer outra atividade ou checar um e-mail. Para não precisar fazer novamente a pesquisa ou procurar a página em que estava, prefere manter a aba aberta. A dica é simples: feche as abas que não estão sendo usadas e opte por abri-las novamente quando necessário. Considerando que cada aba aberta consome memória, quanto menos abas abertas, menos memória consumida, maior o nível de performance da máquina.

Não execute programas automaticamente
Sempre que possível, evite que programas sejam executados automaticamente em segundo plano logo ao iniciar o notebook. Vá ao Gerenciador de Tarefas e desative esta função do aplicativo. Com menos memória consumida e o processador direcionado para a tarefa que está sendo realizada, há possibilidade de o desempenho ser elevado.

Ajuste o brilho e economize bateria
Para minimizar o cansaço visual e assegurar a durabilidade da bateria após longas horas de trabalho em frente ao notebook, o ajuste do brilho da imagem é essencial. Apertando as teclas FN+F2 ou FN+F3, o usuário pode diminuir o brilho quando estiver em locais internos, com pouca luz, ou aumentá-lo, pensando principalmente em cenários externos, com muita luz, como varanda, jardim ou quintal.

Dica extra: Trabalhe em duas telas para aumentar a produtividade
Aqui a dica é para proporcionar maior conforto e otimizar o ritmo de trabalho. Caso seja necessário analisar arquivos simultaneamente, opte, se possível, por trabalhar em duas telas, com um monitor Samsung complementando a experiência oferecida pelo notebook. Uma possibilidade, inclusive, é utilizar um monitor curvo da marca, aumentando a imersão no trabalho e diminuindo a distração periférica.