Florianópolis, 24/04/2024
Publicado em 13/03/2020
A decisão veio após reuniões técnicas com médicos do município que estão estudando o avanço do Coronavírus no mundo. “Seguimos orientações internacionais e nacional, e a experiência em outros países demonstrou que o distanciamento social auxilia na redução do crescimento exponencial no número de pessoas infectadas. As ações podem ter ainda mais benefício nesse momento, em que ainda estamos com apenas dois casos infectados”, explica o prefeito.
Mais detalhes dessa decisão ainda hoje.
A Prefeitura de Florianópolis lança na próxima segunda-feira, 16 de março, um programa inédito no Brasil para atendimento pré-clínico via telefone e aplicativos, gratuitamente, 24h por dia. Ao ligar para um 0800, o morador de Florianópolis vai poder tirar dúvidas sobre o sistema de saúde, auto cuidados e até mesmo marcar consultas sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde.
No nível 1, ao ligar para a Central do Alô Saúde, o cidadão vai se identificar e falar com um técnico de enfermagem sobre o seu problema. Se ele apontar alguma queixa de saúde, o técnico vai passar para o próximo nível. No nível 2, um enfermeiro especializado vai atender o paciente e utilizar um protocolo internacional adaptado para Florianópolis. Por exemplo: se o cidadão apontar dor de garganta, febre, tosse, a enfermeira vai fazer uma série de perguntas para avaliar a gravidade do atendimento. Perguntas como: se o paciente viajou para algum país com epidemia do Coronavírus, se ele teve contato com alguém que viajou, entre outras dúvidas seguidas no protocolo, poderá ajudar o município a identificar um caso suspeito sem que ele precise ir até uma unidade de saúde.
Além da Central Telefônica (0800-333-3233) e o whatsapp das equipes, o programa também possui um aplicativo próprio, disponível nas plataformas IOS e Android.
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