img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Saiba identificar os sintomas de infarto em mulheres

Publicado em 12/03/2020


Saiba identificar os sintomas de infarto em mulheres



Manifestações do ataque cardíaco no sexo feminino nem sempre dão pistas de que o problema está no coração

Dor forte no peito, em aperto ou queimação, e que irradia para o braço esquerdo é o sintoma típico mais conhecido do infarto agudo do miocárdio, comumente chamado de ataque cardíaco. Mas em mulheres, nem sempre essa manifestação aparece quando ocorre um infarto. Na verdade, os sinais podem ser confundidos com outras doenças cotidianas. Por isso, é preciso atenção para reconhecer os indícios de um problema no coração e procurar imediatamente o pronto-socorro.

O cardiologista Pablo Souza, da  CardioSport, explica que é comum as mulheres apresentarem sintomas diferentes e não tradicionais em caso de ataques cardíacos. “Os sintomas podem ser diferentes e não exatamente aparecem como dores no peito. Pode ser uma dor na região do estômago ou uma sensação de muito cansaço sem causa aparente, por exemplo”, esclarece.

Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), a principal causa de morte da mulher brasileira é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em sua maioria, é uma consequência da hipertensão arterial não tratada regulamente. Em seguida está o infarto do miocárdio e suas complicações e então temos o câncer de mama.

A prevenção das doenças cardíacas é a simples mudança de hábitos. Cortar o excesso de gorduras o açúcar, abandonar o cigarro e praticar alguma atividade física, mesmo que seja uma caminhada leve são alguns exemplos e trazem excelentes resultados que estimulam a buscar cada vez mais uma vida saudável.

Souza esclarece que mulheres que fazem parte do grupo de risco devem ter mais atenção aos sintomas, inclusive aos atípicos. “Se começar a sentir cansaço e desconforto no peito ou indícios de algum outro mal estar aparente, principalmente quando aos esforços, é importante procurar um médico imediatamente”, alerta o cardiologista.

Para entender melhor o que pode apontar para um ataque cardíaco, é importante entender os sintomas típicos e atípicos do infarto em mulheres.

Sintomas típicos - Dor ou desconforto na região peitoral desencadeada pelo esforço em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, as costas e o rosto. A dores podem ocorrer acompanhadas de suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.

Sintomas atípicos - Dor no abdome, semelhante a dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo; enjoo; e mal-estar geral, além de cansaço excessivo, sem causa aparente.

Grupo de risco

No público feminino, o risco de sofrer um infarto é maior entre determinados grupos.

- Sedentárias;

- Pessoa com diabetes;

- Hipertensas;

- Obesas;

- Fumantes;

- Com colesterol alto;

- Com histórico familiar de infartos;

- Com mais de 55 anos de idade.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...