img

Florianópolis, 23/04/2024




CULTURA

Dia Nacional do Samba é comemorado nesta segunda em Florianópolis

Publicado em 02/12/2019


Giuliane Gava
Dia Nacional do Samba é comemorado nesta segunda em Florianópolis



O Samba de Terreiro Florianópolis volta para o seu local de origem, a Escadaria Rosário, para a edição comemorativa do Dia Nacional do Samba, neste dia 2 de dezembro.

O projeto, que reúne artistas, produtores e pesquisadores, começou em janeiro de 2017 e é uma referência de movimento cultural, com apresentações sempre prestigiadas por centenas de pessoas da cidade e visitantes.

O Samba de Terreiro surgiu na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, mas também teve edições na Escaria do Teatro da Ubro - em dias de chuva, ocorreram apresentações dentro do próprio teatro, que ficou lotado. A intenção dos criadores do projeto é a divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930. As apresentações são para divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola. O público que quiser cantar junto, tem acesso ao caderno das letras através do evento no Facebook.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade