img


CULTURA

Dia Nacional do Samba é comemorado nesta segunda em Florianópolis

Publicado em 02/12/2019

Giuliane Gava
Dia Nacional do Samba é comemorado nesta segunda em Florianópolis

O Samba de Terreiro Florianópolis volta para o seu local de origem, a Escadaria Rosário, para a edição comemorativa do Dia Nacional do Samba, neste dia 2 de dezembro.



O projeto, que reúne artistas, produtores e pesquisadores, começou em janeiro de 2017 e é uma referência de movimento cultural, com apresentações sempre prestigiadas por centenas de pessoas da cidade e visitantes.

O Samba de Terreiro surgiu na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, mas também teve edições na Escaria do Teatro da Ubro - em dias de chuva, ocorreram apresentações dentro do próprio teatro, que ficou lotado. A intenção dos criadores do projeto é a divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930. As apresentações são para divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola. O público que quiser cantar junto, tem acesso ao caderno das letras através do evento no Facebook.