img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

O que é uma gripe?

Publicado em 27/11/2019


O que é uma gripe?



A gripe é uma doenças infecciosa, causada principalmente pelo vírus influenza, do tipo A ou B, que podem gerar graves problemas de saúde se não tratados.

A gripe pode ser confundida com um resfriado, mas é uma doença mais grave pois pode agravar outros problemas de saúde como: patologias cardíacas, asma e outras doenças respiratórias.  

Os sintomas mais comuns da gripe são: febre alta, dores musculares, dores na garganta,  coriza, dores na garganta, dores na cabeça, tosse, fadiga e desconforto generalizado. Em crianças os sintomas podem incluir diarreia e dores abdominais. 

A febre é o sintoma mais importante no caso da gripe. Aparece em altas temperaturas e é um dos primeiros sintomas a despertar após a contaminação do vírus. 

A gripe normalmente é transmitida por via aérea, por tosse ou espirros, espalhando partículas contaminadas pelo vírus. Esses vírus podem ser neutralizados através da luz solar, desinfetantes e por detergentes, que matam os vírus diretamente das superfícies.  

Lavar as mãos com frequência ajuda a evitar a contaminação, pois o sabão também neutraliza os vírus. Em casos mais graves, se não tratada, a gripe pode evoluir para uma pneumonia, tanto viral quanto bacteriana. 

As vacinas são eficazes no combate a esses vírus causadores da gripe, principalmente a vacina trivalente. Porém, os vírus da gripe são capazes de evoluir, ficando resistentes às vacinas. Portanto, a vacina de um ano pode não ser eficaz para o vírus do ano seguinte.  

Para curar-se da gripe, é necessário repouso e muita água, além do auxílio de alguns medicamentos para combater os sintomas como febre e dores musculares. Os sintomas costumam levar de 7 a 10 dias para desaparecerem por completo, mas a tosse por exemplo, pode se manter por duas semanas.

O que é um resfriado? 

Resfriados são infecções virais, causados pelos vírus conhecidos como rinovírus, afetando principalmente o nariz, mas também podendo afetar a boca, os olhos e a laringe.  

Cerca de 200 vírus causam  os resfriados, transmitidos por vias aéreas, o que torna a contaminação extremamente fácil. O rinovírus é o mais comum destes vários tipos. 

Os sintomas mais comuns de resfriados são: congestão nasal, coriza, tosse,  irritação na garganta, espirros e febre. O resfriado não dura muito tempo, são necessários cerca de sete dias para que todos os sintomas acabem. 

Há casos, em que se a pessoa infectada já tiver outros problemas de saúde, o resfriado pode evoluir para uma pneumonia. 

Diferentemente da gripe, não há vacinas para combater o resfriado. Para evitar a contaminação, lavar as mãos com frequência, ficar afastado de pessoas doentes e evitar lugares muito fechados sem a circulação de ar são métodos eficazes. 

Principais diferenças entre gripe e resfriado

Tanto a gripe como o resfriado são doenças respiratórias, mas são causados por vírus muito diferentes. Os vírus mais comuns são os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), que são comuns em crianças. 

Por mais que os sintomas do resfriado sejam muito parecidos com o da gripe, os do resfriado são mais brandos e duram menos tempo na maioria dos casos.

A febre, no caso da gripe, é mais intensa e pode alcançar altas temperaturas, aparecendo logo nos primeiros dias. Enquanto no resfriado, a febre não é comum e mesmo que apareça, é muito inferior à da gripe. A febre pode ocorrer mais em crianças devido à imunidade, mas não é o sintoma predominante do resfriado, assim como é na gripe. 

Vale lembrar que uma das diferenças entre gripe e resfriado é que para a gripe, há vacinas. Enquanto para o resfriado, apenas medicamentos comuns são suficientes para combater, pois os vírus do resfriado não são tão resistentes como os da gripe. 

Outra diferença é a velocidade dos sintomas: enquanto o resfriado é gradual, os sintomas da gripe aparecem subitamente, deixando a pessoa contaminada pelo vírus muito fraca e com febre alta. 

A gripe e o resfriado são perigosos, especialmente para: crianças com até 2 anos de idade, adultos com mais de 60 anos, gestantes, pessoas obesas, pessoas com baixa imunidade e portadores de condições crônicas. 

A transmissão é semelhante em ambos os casos por serem através de via oral ou nasal, assim como a prevenção, que pode ser a mesma para os dois  casos. Por isso, vale a pena ter uma boa higiene, assim diminui muito as chances de ser infectado por quaisquer vírus.  

Confira mais dicas de saúde no blog da Compare Seguros.



O que é uma gripe?










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...