img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Palhoça define ações para temporada de verão 2019/2020

Publicado em 14/11/2019


Palhoça define ações para temporada de verão 2019/2020



Durante reunião com secretários e trade turístico, o prefeito Camilo Martins anunciou concessão para abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, começando pela região Sul.

A Prefeitura de Palhoça apresentou um pacote de medidas e decisões que vão nortear as atividades da Operação Verão 2019/2020. O encontro, ocorrido na última semana, iniciou com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a FMP para  elaboração do Plano Municipal de Turismo, que visa o desenvolvimento do turismo de Palhoça.                        

Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Adriano Mattos, lembrou que o município foi recentemente indicado pela Instância de Governança da Região Turística da Grande Florianópolis como destaque do turismo em 2019 para o prêmio de excelência do Turismo Beto Carrero.

Participaram da reunião membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Conselho de Segurança (Conseg), secretarias municipais de Turismo, Segurança Pública, Fazenda, Infraestrutura, Serviços Públicos,  Fcam (Fundação Cambirela do Meio Ambiente) e Fundação Municipal de Esportes e Cultura, além do comando da Polícia Militar no município e representantes do trade turistico e da Celesc, que adquiriu novos equipamentos para minimizar as quedas de energia, comuns em toda estação.

O presidente do Comitê Executivo da Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú, Marcos Aurélio Gungel (Kito), aproveitou a oportunidade para entregar uma homenagem ao prefeito Camilo Martins pelo apoio da Prefeitura na 1ª Conferência Pan-Americana das Ondas, realizada no último final de semana, na Guarda do Embau. A placa da homenagem foi confeccionada pela ProCrep, uma associação de 32 famílias da região sul do município que vivem exclusivamente de reciclagem.

Durante o encontro, foi citado também o ISSO IFCA Slalom South American Championship, a maior competição sul-americana de Windsurf, que ocorreu recentemente na Praia da Ponta do Papagaio e reuniu, pela primeira vez, os melhores velejadores da modalidade com o apoio da Prefeitura.

Secretarias Municipais integradas

O planejamento de atividades para a Operação Verão envolve várias secretarias e propõe novas medidas de estrutura, além da manutenção de serviços de anos anteriores, atividades esportivas e de recreação. Um calendário de eventos foi organizado com infraestrutura adequada, segurança, limpeza e atendimento ao turista.

A integração das secretarias para coordenar ações na temporada garantem serviços públicos de qualidade e diversificação de atividades esportivas, culturais e de lazer", avalia o prefeito. Nossa meta é a integração das secretarias e outros setores da administração municipal, todos trabalhando sob uma mesma coordenação, para que possamos proporcionar, aos nativos e turistas, uma temporada de verão agradável e com segurança, adianta o prefeito Camilo Martins.

Infraestrutura

A Prefeitura aguarda a liberação de recursos para realizar a pavimentação asfáltica com calçada padronizada e ciclovia em toda a via que liga os bairros Guarda do Embaú e Pinheira.

Nas praias, importantes serviços públicos foram instalados, como banheiros químicos e duchas, que terão manutenções constante.

O presidente da Fcam, Anestor Denoni, disse que foram instalados obstáculos nos antigos corredores de acesso às praias para evitar danos à vegetação de restinga. Os "passeios suspensos" de madeira facilitam os acessos à faixa de areia das praias e preservam o meio ambiente.

Inovações

O secretário municipal de Turismo, Adriano Mattos, apresentou uma relação de projetos e serviços para a temporada como a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a FMP para  elaboração do Plano Municipal de Turismo, que visa o desenvolvimento do turismo na cidade de Palhoça. Além disso,  será mantido o mapa turístico do município e intensificada a sinalização de trilhas ecológicas e o roteiro gastronômico, com destaque para uma variedade de pratos à base de frutos do mar, típicos da cultura açoriana, lançamento de um folder institucional, em português e espanhol.

Os turistas e moradores vão contar também com os Centros de Atendimento aos Turistas - CATS, que possuem profissionais técnicos e qualificados EM parceria com a Faculdade Municipal de Palhoça - fmp para orientar turistas, distribuir materiais informativos, além de pulseiras de identificação para crianças e adolescentes.

Água potável

A maior obra de infraestrutura na Região Sul visa a oferta de água potável encanada. O prefeito Camilo Martins ressaltou que as obras da barragem e da estação de coleta e tratamento de água de Morretes estão concluídas. Explicou, ainda, que a rede de distribuição de água potável será de 15 km. "Essa obra faz parte de uma primeira etapa, que vai contemplar os balneários Guarda do Embaú e Pinheira. Num passo seguinte, toda a Região Sul de Palhoça vai receber água potável", esclarece.

Além disso, Palhoça conta com o privilégio do atestado de balneabilidade de todas as praias do sul do município, Pinheira, Praia de Cima, Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Mar Aberto e Guarda do Embaú. Isso funciona como um significativo atrativo para os turistas. 

Cicloturismo

Outra atração é a rota de cicloturismo, programada para atrair turistas brasileiros e de outros países, interessados em pedalar e conhecer a potencialidade do município de Palhoça e 13 cidades da região, rica em atrativos naturais. As trilhas se estendem por aproximadamente 400 quilômetros entre vegetação exuberante, mata nativa preservada, cachoeiras e outros atrativos naturais.

Arenas esportivas

A Fundação Municipal de Esportes e Cultura vai reativar das arenas esportivas na Ponta do Papagaio, Mar Aberto, Pinheira, Praia do Sonho e Praia de Fora. A programação esportiva e recreativa é abrangente, com diversos torneios esportivos.

No calendário de eventos estão previstos, ainda, réveillon nas praias da Pinheira, Praia de Fora, Ponta do Papagaio e Barra do Aririu, com queima de fogos silenciosos e carnaval com a participação de blocos e outras atrações.

Limpeza e coleta de lixo

Dentro da proposta de infraestrutura, a Prefeitura assegurou serviços públicos de qualidade: com limpeza da orla, instalação de lixeiras e conservação das vias públicas, além das sacolas de lixo que vão ser disponibilizadas na entrada das praias. O trabalho conta com coleta de lixo, lixeiras na orla marítima e ampliação do atendimento e intensificação da limpeza nos finais de semana. Todas as ruas de acesso às praias estão recebendo atenção especial. Além disso, a Coleta seletiva de resíduos sólidos para reciclagem permanece no Sul e está sendo ampliada para outros bairros.

Os trabalhos de manutenção de vias na região sul são intensificados e mantidos durante toda a temporada. A Prefeitura está melhor equipada para realizar esse trabalho nas praias porque a frota recebeu um reforço de 16 novos equipamentos, máquinas, caminhões adquiridos na última temporada.

Cadeiras anfíbias

O projeto que disponibiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida será mantido durante toda a temporada.

Segurança e trânsito

A Prefeitura adotou providências para a instalação de um portal e mais placas de sinalização na região das praias, como na rodovia de acesso e de saída. Além disso, será renovada a pintura de faixas e haverá alteração do trânsito em alguns locais para melhorar a fluidez durante a temporada. Paralelamente, áreas de lazer e trilhas estarão identificadas, os bolsões de estacionamento padronizados, e a entrada e saída de embarcações e de outros acessos demarcados.

O trabalho de fiscalização e orientação será realizado pelos agentes de trânsito municipais e Polícia Militar, que também fará a segurança preventiva e ostensiva. Segundo o secretário municipal de segurança pública, Alexandre Sousa, o intuito para esta temporada é intensificar operações de fiscalização pela Lei Seca e utilizar como base compartilhada para as forças de segurança, a Delegacia de Polícia Civil da rodovia Evádio Paulo Broering, na Pinheira.

Antes do próximo verão, a Secretaria Municipal de Segurança Pública realizará estudos técnicos baseados em análises do trânsito de veículos nas ruas próximas às praias. O secretário Alexandre Sousa estima que o início da cobranca de taxa de preservação ambiental no município de Governador Celso Ramos possa destinar ainda mais turistas para as praias de Palhoça no próximo verão.

O comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Palhoça, tenente-coronel Rodrigo Carlos Dutra, antecipou algumas atividades na área de segurança. Por exemplo, barreiras policiais nos principais acessos às praias, noite e dia, fiscalização intensa para evitar o abuso do som alto e álcool no volante.

A administração municipal solicitará ainda mais postos de salva vidas ao Corpo de Bombeiros para atender a demanda de turistas prevista para o próximo verão.

Embarcações

Para coibir abusos e evitar acidentes náuticos, haverá pontos de entradas e saídas de embarcações delimitados e sinalizados.

Fiscalização

Medidas práticas e legais para licenciamento de quiosques, food trucks e ambulantes estão sendo tomadas. O edital para ambulantes ainda está aberto junto à Secretaria da Fazenda, que contará com mais fiscais para ações conjuntas com a Vigilância Sanitária para evitar abusos, como a invasão de locais públicos para comercialização ilegal de produtos. Os ambulantes autorizados vão portar crachá e colete de identificação e os alvarás de funcionamento originais deverão conter um selo emitido pela.

Bem estar animal

A Secretaria de Defesa do Cidadão, que tem como atribuição o bem estar animal, pretende dobrar o número de castrações realizadas por mês. Além disso, por meio de uma nova legislação, haverá fiscalização contra maus tratos a animais e recolhimentos de cavalos abandonados.

O secretário Rodrigo Quintino anuncia, entre outras ações, a realização de uma parceria com o Senac de Palhoça para a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, como operador de micro computador, assistente de recursos humanos e assistente administrativo.

Em breve, o Procon realizará também uma Feira do Consumidor para facilitar negociações de dívidas e recuperação de crédito.

Pesquisa

Durante toda a temporada, alunos do Curso de Turismo e Administração da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), em parceria com a Santur, estarão realizando uma pesquisa de demanda turística, para captar as opiniões dos turistas e visitantes sobre preferências e grau de satisfação. O resultado dessa pesquisa, que também conta com a apoio da Secretaria Municipal de Turismo, servirá como base para a criação de políticas públicas de atração de turistas para os próximos anos.

Com praias iluminadas, lixeiras em toda orla, sacolas plásticas, transporte coletivo em horário especial,  pulseira de identificação para crianças, agentes de trânsito atuando nas praias, operação lei seca, sinalização, novos pontos de ônibus, banheiros e duchas, oito arenas esportivas, verão Sesc e festa de Réveillon com dois shows nacionais na praias da Pinheira e de Fora.

Mais turistas

A Secretaria de Turismo espera um grande número de turistas, algo muito superior à última temporada. Segundo o secretário Adriano Mattos, vários fatores estão contribuindo para aumentar a procura dos turistas pelas praias de Palhoça. Basta citar que os relatórios Instituto do Meio Ambiente (IMA) indicam 100% de balneabilidade para as praias do sul do município: Pinheira, Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Mar Aberto, Praia de Cima e Guarda do Embaú.

Reserva Mundial do Surf

Outro atrativo positivo é que a Guarda do Embaú foi declarada Reserva Mundial de Surf. Em recente visita a Palhoça, o americano Nick Mucha, presidente da ong Save The Waves Coalition (coalizão para salvar as ondas do planeta), diretor dos programas das reservas mundiais de surf, ressaltou a importância do ecossistema da Guarda do Embaú, indicada como Nona Reserva Mundial de Surf, a primeira no Brasil e na América Latina. Nick Mucha disse que a Guarda do Embaú deve ser reconhecida não só pela qualidade das ondas, mas também pela beleza do cenário exuberante, o carinho do povo nativo e a gastronomia.

Concessão para Saneamento Básico

Na mesma oportunidade, o prefeito Camilo Martins aproveitou para para lembrar da audiência pública que ocorre no dia 13/11, no auditório da Prefeitura, sobre a concessão para  serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todo o município, começando pela região Sul. "Concessão não é privatização. Já apresentamos o projeto para entidades de classe, vereadores e imprensa para sanar todas as dúvidas e receber sugestões válidas na audiência pública para que esse programa tão importante continue. Esse não é um propósito apenas meu, é um benefício para toda a cidade, que vai receber cerca de 700km de redes de esgoto", conclui. Ao final da reunião, o prefeito Camilo Martins anunciou  a pavimentação asfáltica com calçada padronizada e ciclovia em toda a via que liga os bairros Guarda do Embaú e Pinheira.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade