img


TURISMO

Como usar melhor os programas de milhas?

Publicado em 08/10/2019

Como usar melhor os programas de milhas?

Saber aproveitar pontos acumulados em programas de milhagem ou no cartão de crédito traz muitas vantagens para os consumidores.



Descontos em serviços, trocas por passagens aéreas, produtos e até dinheiro vivo, caso o cliente prefira vender milhas, estão disponíveis para quem participa de programas de fidelidade. Mas nem todo mundo está tão familiarizado com o funcionamento dos programas e acaba desperdiçando pontos e milhas todos os anos.

Existem estratégias e dicas para aproveitar melhor os programas de milhagem. Confira um pequeno guia para fazer valer a pena cada ponto acumulado.

Pontos e milhas são a mesma coisa?

Não necessariamente. Pontos e milhas são os nomes dados aos programas de fidelização - de cartões de crédito ou de companhias aéreas - para o montante acumulado a cada fatura paga ou trecho viajado. Quando se paga uma fatura em dia, o cliente acumula pontos; quando adquire produtos e serviços em estabelecimento conveniados (postos de gasolina, por exemplo), acumulam-se milhas. Para emitir passagens aéreas ou monetizar, é preciso converter os pontos para milhas. 

Tanto ao acumular pontos quanto milhas, o cliente precisa ter atenção à expiração, uma vez que a maioria dos programas funcionam com prazos de validade. 

Como acumular pontos

A maioria dos consumidores acumula pontos nos cartões de crédito. Esta é a principal fonte de acúmulo, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização. Porém, há clientes que nem se dão conta de quantos pontos recebem a cada fatura paga ou até desconhecem se estão de fato acumulando.

Os sites dos diversos bancos e operadores de cartão de crédito trazem informações sobre quais tipos de cartões acumulam pontos. Cartões mais simples, com muita restrição de crédito e anuidade baixa ou gratuita, dificilmente geram pontos. Quanto maior o limite, o gasto no final do mês e a anuidade do cartão, mais pontos se obtém.

Outra forma de acumular é voando. Neste caso, o cliente está acumulando milhas. Sempre que um trecho é adquirido, ele pode ser adicionado no programa de milhagens. Os programas contam com diversos parceiros, por isso não é só voando que se pode obter milhas. Outro meio é transferindo pontos de cartões de crédito para programas de milhagem, como veremos a seguir.

Como transformar pontos em milhas?

Os programas de milhagem perceberam que os consumidores preferem acumular pontos comprando e resgatar milhas voando. De olho nessa estratégia, os programas permitem que pontos no cartão de crédito sejam convertidos em milhas. 

As formas de proceder com a transferência varia de banco para banco: pelo telefone, por site ou por aplicativo. A principal orientação é estar sempre atento a qual programa de milhagem é mais vantajoso. Qual tem mais voos? Qual faz rotas que você gostaria de conhecer? Qual oferece mais vantagens e conforto?

Além disso, é primordial ficar de olho na taxa de conversão de pontos em milhas. Os programas de milhagem sempre realizam promoções que oferecem bônus na transferência de pontos. Dependendo da oferta, a quantidade de pontos pode significar até 70% milhas a mais para o consumidor. O ideal é acompanhar os sites dos programas de milhagem, inscrever-se nas newsletters promocionais e pesquisar bastante.

Acumulei milhas, e agora?

Com milhas aéreas é possível voar de graça, fazer reservas em hotéis e trocar por produtos e serviços em lojas parceiras. Mas nem sempre o consumidor pode ou quer viajar antes que as milhas expirem. Também nem sempre vale a pena trocar por eletrodomésticos que podem ser encontrados a preços baixos em lojas pela internet. Portanto, uma das melhores formas de aproveitar os pontos acumulados é vender milhas.

Há no mercado empresas especializadas em vendas de milhas. A líder do setor é a MaxMilhas, que fornece uma plataforma para quem quer monetizar seus pontos. Para vender, basta acessar o site da empresa e indicar a quantidade de milhas que dispõe e apresentar um preço. A página dá sugestão de valores para tornar a oferta mais competitiva e a venda mais rápida ou mais vantajosa. Após a análise dos dados, as milhas estão disponíveis para venda. Em 20 dias corridos o vendedor recebe o valor pedido.