img

Florianópolis, 25/04/2024




GERAL

Inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis teve música e emocionantes surpresas

Publicado em 30/09/2019


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis teve música e emocionantes surpresas



A Floripa Airport realizou na noite deste sábado (dia 28) a cerimônia oficial de inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz. A novíssima infraestrutura, quatro vezes maior que a atual, entra em operação nesta próxima terça-feira, dia 1/10/2019.

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes, entre elas executivos do Grupo Zurich Airport, autoridades, convidados e colaboradores da Floripa Airport. Após uma visita pelo novo terminal, a cerimônia começou por volta de 19h, com um espetáculo de dança, criado exclusivamente para o aeroporto de Florianópolis. A coreografia de Jô Cardoso percorre os diversos temas e personagens da aviação, entre eles, o icônico fiscal de pátio.

Em sua apresentação, o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, mostrou os atributos que elevam o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis a um padrão internacional de qualidade, garantindo inovação, conforto, eficiência e excelência nos serviços aeroportuários e no atendimento dos passageiros e visitantes.“Nós estamos orgulhosos do novo terminal. Mas nós não construímos o aeroporto para nós, mas para as pessoas. O nosso desejo é que todas as pessoas de Santa Catarina também sintam orgulho do novo aeroporto”, afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.

O hino nacional brasileiro foi executado pelo quinteto de cordas da Camerata Florianópolis e o hino da Suíça, pela cantora suíça, Eliana Burki, que também fez o show de encerramento da cerimônia. A musicista é conhecida por imprimir contemporaneidade ao alphorn, tradicional instrumento suíço. Entre as surpresas da noite, Lukas Brosi, CFO do grupo Zurich Airport, presentou a subsidiária catarinense com uma vaca estilizada, ao estilo Cow Parade, animal que é símbolo do país sede da empresa. Do lado brasileiro, o maestro André Calibrina homenageou a Floripa Airport com um samba, que celebra a importância do novo aeroporto para a cidade.

Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar.

O novo aeroporto estará aberto para receber os passageiros a partir da 1h, do dia 1 de outubro. O primeiro voo a decolar do novo terminal é o JJ9046, às 4h, com destino a Guarulhos. O primeiro pouso é o voo AD5365, às 5h55, proveniente de Chapecó. No total, 82 voos estão previstos para o primeiro dia de operação no novo terminal. A última operação no terminal antigo ocorrerá às 00h50min, com o pouso do voo AD2786, vindo de Viracopos (SP). A desmobilização das atividades do terminal antigo ocorre, gradualmente, ao longo do dia 30/09, com transferência de mobiliários, encerramentos das atividades de cias aéreas, comerciais e da Floripa Airport e o deslocamento das aeronaves do pátio antigo para o novo.

Características e novidades

  • Sistema automatizado de despacho de bagagem (BHS), que duplica a capacidade de processamento de bagagens em relação ao terminal atual;
  • Sistema BCBP para leitura digital de passagens aéreas;
  • Construção da taxiway paralela à pista principal, que aumenta em 47% a capacidade de pousos e decolagens;
  • Carrinhos de bagagem para escada rolante (único aeroporto do Brasil com o equipamento);
  • Terraço panorâmico aberto ao público (único aeroporto no Brasil com o espaço),
  • Boulevard 14/32, primeira praça de entretenimento, lazer e compras em aeroportos no Brasil;
  • 10 pontes de embarque ou fingers;
  • 45 balcões de check-in (o antigo terminal tem 36);
  • 8 esteiras de bagagem (o antigo terminal tem 2);
  • 13 portões de embarque (o antigo terminal tem 6)

O endereço do novo aeroporto é Rodovia Acesso ao Aeroporto, 6.200, Bairro Carianos, e ele já pode ser usado nos aplicativos de transporte.


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis teve música e emocionantes surpresas



Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis teve música e emocionantes surpresas










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade