img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Práticas sustentáveis na pauta da semana ODS na Prática

Publicado em 26/09/2019


Práticas sustentáveis na pauta da semana ODS na Prática



Signatários do Movimento ODS SC realizam, de 23 a 29 deste mês, cerca de 100 eventos coordenados e simultâneos nos sete comitês locais

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina encerra uma série de atividades da tradicional Campanha de Setembro, em comemoração à data de adesão brasileira aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a Semana ODS na Prática: são cerca de 100 eventos nesta semana, dos dias 23 a 29, envolvendo os sete comitês regionais, localizados em Criciúma, região da Grande Florianópolis, Itajaí, Brusque, Blumenau, Joinville e Chapecó. Nesta semana, ocorrem encontros simultâneos para relatar práticas sustentáveis e trocar informações entre diferentes públicos, promovidos pelos signatários e comitês. O ODS na Prática ocorre nos mesmos dias em que a ONU sedia sua tradicional Conferência, em Nova Yorque, reunindo representantes de 193 países, com participação do Brasil no discurso de abertura.

Em Santa Catarina, a Semana ODS na Prática ocorre todo o ano na última semana de maio e na última semana de setembro, como culminância da Campanha de Setembro que está apresentando este ano, em 17 dias, o tema “17 Formas de Melhorar a Vida” em todas as redes sociais do Movimento, com informações replicadas pelos signatários. “Esta é uma ação coordenada entre os Comitês Locais para dar visibilidade às iniciativas realizadas pelos signatários do Movimento, que contribuem com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, explica a coordenadora estadual, Katiane Vieira.

Atuação do Movimento em 2019

Este ano tem sido intenso no Movimento ODS SC. Depois do sucesso do Fórum Brasil ODS, em Jurerê, com mais de 500 participantes, três agências da ONU e inúmeras empresas apoiadoras, começaram a ser implantados mais comitês no interior de SC, sendo que em Indaial, Timbó e Tubarão o processo já está avançado. Na agenda, a mobilização deve se intensificar nos municípios da região Oeste, Lages e Campos Novos, com apoio de lideranças até o fim deste ano.

O Movimento também avança nas esferas públicas, com a adesão da Câmara de Vereadores de São José como signatária, por meio do vereador Carlos Eduardo de Souza Martins (Caê Martins), e a chegada à Alesc – Assembleia Legislativa do Estado, por meio do gabinete do deputado Rodrigo Minotto. O Movimento esteve representado em uma sessão plenária da Alesc e o deputado Minotto protocolou um projeto de Lei para que todo o ano, na semana de 25 de setembro, a data seja comemorada com força de Lei Estadual em Santa Catarina.

Sobre a Campanha de Setembro

O Movimento ODS Santa Catarina realiza a Campanha de Setembro todo o ano, para comemorar a adesão do Brasil ao documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030”. Em 2019, o tema é “17 Formas de Melhorar a Vida”. O objetivo da campanha é mostrar como a sociedade pode, no dia a dia, implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A campanha é um convite à reflexão e também uma chamada para ação: assim, juntamente com esta campanha está sendo promovido o ODS na Prática.

Sobre o Movimento Nacional ODS SC

O Movimento ODS SC é formado por voluntários, de caráter apartidário, ecumênico e plural. Sua missão é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e na prática das organizações de Santa Catarina. Atualmente, são 400 signatários, entre pessoas físicas, jurídicas, entidades de classe e poder público em sete comitês locais e regionais de 38 municípios catarinenses.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...