img

Florianópolis, 25/04/2024




GERAL

Alertas de desastres via TVs por assinatura chegarão a todo o Brasil até o fim do ano

Publicado em 09/09/2019


Alertas de desastres via TVs por assinatura chegarão a todo o Brasil até o fim do ano



Parceria entre a Defesa Civil Nacional e Anatel, sistema já está em fase de testes na região Sul. Medida complementa o serviço de mensagens por SMS

 Usuários de TVs por assinatura de todo o Brasil terão acesso ao sistema que emite alertas de risco de desastres naturais diretamente em seus televisores. O projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), oferece mais uma plataforma de comunicação com a população em momentos prévios a ocorrências, dando mais segurança e proteção às pessoas.

Atualmente, o sistema já está em operação no Paraná e em Santa Catarina, estados que recepcionaram o projeto-piloto a partir de maio deste ano. Desde a última semana, o Rio Grande do Sul também passou a ser atendido, ainda na fase de testes.

A partir do dia 23 de setembro, será iniciada a etapa de nacionalização do envio de alertas, quando usuários de TVs por assinatura no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em Minas Gerais receberão as mensagens. Em outubro, será a vez do estado de São Paulo. As unidades federativas que compõem as regiões Norte e Centro-Oeste também terão acesso ao sistema em novembro. Por fim, a região Nordeste será atendida a partir do mês de dezembro.

“A ampliação dessa iniciativa é muito importante para aumentarmos o alcance dos nossos alertas. Assim, poderemos atingir um grau de resiliência maior. Esse é mais um instrumento para que possamos preservar vidas humanas e minimizar prejuízos econômicos decorrentes de desastres naturais”, afirma o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

A medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados e, também, pelo Google Alertas Públicos. Gratuito e sem necessidade de cadastro, o serviço informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil tem 16 milhões de assinantes individuais de TV paga. Para que os alertas cheguem aos televisores, há um trabalho articulado entre equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR, da Anatel, de operadoras de TV e órgãos estaduais e municipais de defesa civil.

Alertas via SMS

Desde 2017, sempre que são identificadas situações de risco que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada a números cadastrados no sistema da Defesa Civil Nacional. Os avisos são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), resultado de um trabalho em conjunto com as Defesas Civis de estados e municípios. Já foram mais de 11 mil alertas encaminhados a todas as regiões do Brasil. A ação é coordenada também pelo MDR, em parceria com a Anatel, e já alcança mais de 7,6 milhões de brasileiros.

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o País. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”.

É permitido cadastrar mais de um CEP. E, se o usuário quiser saber quais localidades estão habilitadas naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade