Florianópolis, 24/04/2024
Publicado em 24/08/2019
Nesse período, os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias, pizzarias, pousadas e vinícolas da região oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta. O festival é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra), tem o Sebrae na co-organização, e a Fecomércio e o sistema SESC/Senac como promotores.
A truta é um peixe de água doce bem adaptado a regiões montanhosas que alcançou status de produto nobre em diversos estados brasileiros. Com cerca de 700 toneladas, Santa Catarina é o segundo maior produtor do país, atrás apenas de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe criado no país, totalizando mais de duas mil toneladas, em números de 2017, atualizados em setembro do ano passado pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção de trutas cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).
Entre os pratos que podem ser pedidos pelos visitantes no período do festival estão a truta em forma de filé, com cogumelos silvestres, com pinhão serrano, na telha, com nhoque de ricota, como empada, moqueca, às natas e o ravióli de truta defumada ao molho de frutas vermelhas.
Além da gastronomia à base de truta, a região tem outros atrativos que estimulam o turismo durante todas as estações do ano. Florestas de araucária, pomares de maçã e outras frutas de estação, cascatas, rios com corredeiras, trilhas, vinhedos e cânions fazem da Serra catarinense um dos principais destinos turísticos do Estado. Tudo isso a mais de mil metros de altitude, numa das regiões mais frias do país.
No caso de Urubici, a grande produção transformou o município na “capital catarinense da hortaliça”. Para completar, os acessos pela BR-282 e pelas serras do Rio do Rastro e Corvo Branco descortinam paisagens deslumbrantes. Situadas a meia distância entre Florianópolis, Lages, Tubarão e Criciúma, as cidades de Urubici e Bom Retiro apostam agora na truta para potencializar seus recursos turísticos, reduzindo a sazonalidade que costuma caracterizar essa atividade. Nesta edição, a Fenatruta terá a participação de 19 restaurantes da região.
FORTALECIMENTO DO TURISMO
No lançamento do Festival Nacional da Truta, realizado ontem (quarta-feira), em Bom Retiro, todas as autoridades e convidados ressaltaram a importância de fortalecer o turismo por meio dos recursos que a região serrana oferece, como uma gastronomia peculiar, as belezas naturais e produtos como os vinhos de altitude, que vêm recebendo premiações em eventos nacionais e internacionais.
O presidente da Pouserra, Antonio de Pádua Paz Andrade, destacou que o festival valoriza a conexão entre os municípios da Serra e deve ser a mola propulsora de um movimento crescente que transformará a região num destino turístico privilegiado e permanente. “O turismo sustentável é bom para todos, dos empreendedores à população local”, disse o presidente.
A vice-presidente da Pouserra, Elisa Liz, previu “um futuro ainda melhor” para a região, por causa da “natureza maravilhosa” e da disposição dos empresários e dos gestores públicos de unir esforços em prol do desenvolvimento com base nos recursos que a região oferece. “É um movimento sem volta”, ressaltou.
Os discursos ressaltaram os diferenciais da região, sobretudo no turismo, e a possibilidade de criar ali um modelo de integração sem precedentes no país. No caso da truta, trata-se de um produto que reforça a identidade cultural da Serra. Como no caso das vinícolas – também presentes no lançamento com seus vinhos e espumantes –, com a truta há menos concorrência do que uma integração proativa entre os produtores.
Paulinho Sefton Armazém das Montanhas, URUBICI |
Paulinho Sefton Trutaria Casa Negra, URUBICI |
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