img

Florianópolis, 24/04/2024




DIVERSAO

Festival Nacional da Truta é um grande motivo para visitar Serra Catarinense

Publicado em 24/08/2019


Paulinho Sefton
Festival Nacional da Truta é um grande motivo para visitar Serra Catarinense

Bodegão da Serra, UBUBICI




As cidades de Urubici e Bom Retiro, na Serra catarinense, sediam a partir desta sexta-feira, 23, a quarta edição do Festival Nacional da Truta (Fenatruta), que se estende até o dia 29 de setembro.

Nesse período, os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias, pizzarias, pousadas e vinícolas da região oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta. O festival é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra), tem o Sebrae na co-organização, e a Fecomércio e o sistema SESC/Senac como promotores.

A truta é um peixe de água doce bem adaptado a regiões montanhosas que alcançou status de produto nobre em diversos estados brasileiros. Com cerca de 700 toneladas, Santa Catarina é o segundo maior produtor do país, atrás apenas de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe criado no país, totalizando mais de duas mil toneladas, em números de 2017, atualizados em setembro do ano passado pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção de trutas cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

Entre os pratos que podem ser pedidos pelos visitantes no período do festival estão a truta em forma de filé, com cogumelos silvestres, com pinhão serrano, na telha, com nhoque de ricota, como empada, moqueca, às natas e o ravióli de truta defumada ao molho de frutas vermelhas.

Além da gastronomia à base de truta, a região tem outros atrativos que estimulam o turismo durante todas as estações do ano. Florestas de araucária, pomares de maçã e outras frutas de estação, cascatas, rios com corredeiras, trilhas, vinhedos e cânions fazem da Serra catarinense um dos principais destinos turísticos do Estado. Tudo isso a mais de mil metros de altitude, numa das regiões mais frias do país.

No caso de Urubici, a grande produção transformou o município na “capital catarinense da hortaliça”. Para completar, os acessos pela BR-282 e pelas serras do Rio do Rastro e Corvo Branco descortinam paisagens deslumbrantes. Situadas a meia distância entre Florianópolis, Lages, Tubarão e Criciúma, as cidades de Urubici e Bom Retiro apostam agora na truta para potencializar seus recursos turísticos, reduzindo a sazonalidade que costuma caracterizar essa atividade. Nesta edição, a Fenatruta terá a participação de 19 restaurantes da região.

FORTALECIMENTO DO TURISMO

No lançamento do Festival Nacional da Truta, realizado ontem (quarta-feira), em Bom Retiro, todas as autoridades e convidados ressaltaram a importância de fortalecer o turismo por meio dos recursos que a região serrana oferece, como uma gastronomia peculiar, as belezas naturais e produtos como os vinhos de altitude, que vêm recebendo premiações em eventos nacionais e internacionais.

O presidente da Pouserra, Antonio de Pádua Paz Andrade, destacou que o festival valoriza a conexão entre os municípios da Serra e deve ser a mola propulsora de um movimento crescente que transformará a região num destino turístico privilegiado e permanente. “O turismo sustentável é bom para todos, dos empreendedores à população local”, disse o presidente.

A vice-presidente da Pouserra, Elisa Liz, previu “um futuro ainda melhor” para a região, por causa da “natureza maravilhosa” e da disposição dos empresários e dos gestores públicos de unir esforços em prol do desenvolvimento com base nos recursos que a região oferece. “É um movimento sem volta”, ressaltou.

Os discursos ressaltaram os diferenciais da região, sobretudo no turismo, e a possibilidade de criar ali um modelo de integração sem precedentes no país. No caso da truta, trata-se de um produto que reforça a identidade cultural da Serra. Como no caso das vinícolas – também presentes no lançamento com seus vinhos e espumantes –, com a truta há menos concorrência do que uma integração proativa entre os produtores.


Paulinho Sefton
Festival Nacional da Truta é um grande motivo para visitar Serra Catarinense

Armazém das Montanhas, URUBICI


Paulinho Sefton
Festival Nacional da Truta é um grande motivo para visitar Serra Catarinense

Trutaria Casa Negra, URUBICI









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade