img

Florianópolis, 23/04/2024




GERAL

Moradora de Florianópolis é condenada na Justiça por ofensas proferidas no Facebook

Publicado em 20/08/2019


Fernando Willadino
Moradora de Florianópolis é condenada na Justiça por ofensas proferidas no Facebook

Rodrigo Ferrari




O caso aconteceu em Florianópolis e teve seu desfecho decidido pela Justiça há alguns dias. Publicada no Facebook de um site noticioso, a matéria falava sobre o espancamento de um homossexual.

Um leitor, na parte destinada aos comentários, argumentou que era preciso mais investimento do corpo militar e uma adequação das leis penais, em especial em casos de lesão corporal.  Uma leitora não gostou da opinião e rebateu. Iniciou-se, então, uma bate-boca entre as partes que resultou em num comentário calunioso da mulher. O homem, para provar a ofensa, fez print da tela das mensagens e ingressou na justiça. 

Ao analisar o litígio, a juíza Vânia Petermann, do Juizado Especial Cível e Criminal da Universidade Federal de Santa Catarina, determinou que a mulher pague R$ 2,5 mil de dano moral ao ofendido. “Não há dúvida de que houve abalos à honra subjetiva e objetiva”, disse Petermann. A magistrada lembrou que tanto os direitos personalíssimos quanto o de livre manifestação do pensamento encontram-se tutelados pela carta constitucional. “No entanto”, pontuou, “quando confrontados, devem ser submetidos a um juízo de valor e ponderação a fim de que não ocorra a supressão de um em favor do outro”. 

O advogado Rodrigo Ferrari, que já atuou em casos similares no Brasil e nos Estados Unidos, acredita que a decisão da magistrada foi acertada. “Nenhum direito é absoluto e deve ser exercido, sempre, sem desrespeitar os outros”.  Para ele, a questão chave deste tema é que "a internet não deve ser tratada como um ambiente estéril, uma terra sem lei" e completa: "tudo o que se diz ou se faz na rede deve seguir as mesmas regras vigentes para a vida em sociedade". Cabe recurso. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade