img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Prefeitura de Florianópolis inaugura o programa Bairro Educador

Publicado em 12/08/2019


ASCOM/PMF
Prefeitura de Florianópolis inaugura o programa Bairro Educador



A Prefeitura de Florianópolis lançou no sábado, 10 de agosto, o programa Bairro Educador. Serão 16 polos que oferecerão oficinas e atividades de acordo com as necessidades de cada comunidade

 A Capital é a primeira cidade do estado a aderir ao modelo internacional de Cidades Educadoras. O evento de lançamento ocorreu na comunidade Novo Horizonte, Monte Cristo, região continental, com apresentações culturais, ações educativas e serviços gratuitos, como de cabeleireiro, barbearia e promoção da saúde. As oficinas começarão até setembro. O programa  foi uma promessa de campanha do prefeito Gean Loureiro.  “Trata-se de uma ferramenta utilizada pela Prefeitura para combater a violência e estimular a integração entre bairro e comunidade. Os moradores passam a ter mais uma alternativa educativa além do espaço escolar”, afirmou. 

Em duas regiões, o Bairro Educador terá sede fixa. No Monte Cristo, o polo fica localizado na Rua Maria Salete Dutra, na comunidade de Novo Horizonte. Na Ilha, no Morro da Mariquinha, será na Rua Laura caminha Meira, 76. 

No Monte Cristo, duas vezes por semana, haverá dez diferentes oficinas, atendendo uma média de 70 pessoas por semana. Os moradores já se reuniram e definiram algumas das oficinas que serão ofertadas: rap, fanfarra, futebol masculino e feminino, capoeira, jiu-jitsu, balé, mídias sociais, teatro e compostagem. Mensalmente, será realizado um evento aberto para a comunidade. A população também terá acompanhamento por assistente social, psicólogo e pedagogo.
 
No Morro da Mariquinha, estão previstas seis ações educativas semanais, cada uma beneficiando cerca de 10 crianças, adolescentes, adultos e idosos. A população também receberá uma atividade ampla por mês. Em reunião, já foi decidido quais oficinas semanais serão desenvolvidas: produção de adereços de carnaval, aulas de surf, dança, futebol e curso profissionalizante, bem como aulas de literatura, contação de histórias e teatro para crianças dos anos iniciais.   

Localidades beneficiadas

Nas outras 14 regiões, serão oferecidas quatro oficinas por semana e os grandes eventos serão realizados a cada dois meses. No Continente, o Bairro Educador estará presente no Monte Cristo, Vila Aparecida e Estreito. No Centro, o projeto se concentrará no Morro da Mariquinha, Morro do Horácio, Serrinha, Morro da Penitenciária, Córrego Grande e Monte Verde.  No Norte da Ilha, a iniciativa será integrada pelos bairros Vargem do Bom Jesus, Vargem Grande e Ingleses. O Sul recebe o Bairro Educador por intermédio do Rio Tavares e Areias do Campeche. No Leste, o projeto vai atuar na Barra da Lagoa e Rio Vermelho. 

Para o superintendente do Bairro Educador, Guilherme Gevaerd Silvestrin Pontes, "ser a primeira cidade do estado a aderir ao modelo de Cidades Educadoras demonstra a visão do prefeito Gean. O Programa será responsável por mais de 70 projetos nesta primeira etapa, em todas as regiões da cidade, chegando aos bairros de maior vulnerabilidade social”. E complementa: “o programa certamente trará grandes alegrias para nossa cidade ".

O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira ressalta a importância do programa: “são inúmeras as possibilidades, mesmo em áreas de grande vulnerabilidade social, uma vez que objetivamos promover o diálogo e o senso de pertencimento dos cidadãos. Além disso, o programa tem como intuito promover o desenvolvimento integral e ampliar o repertório educativo de crianças e adolescentes”. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade