img

MARKETING

Dicas para escolher o nome de uma empresa de pequeno porte

Publicado em 10/07/2019
Dicas para escolher o nome de uma empresa de pequeno porte

Um dos passos mais importantes e potencialmente desafiadores de iniciar um negócio é escolher um nome comercial.



Para alguns, escolher um nome de negócio é o primeiro passo a ser dado porque é simples, rápido e óbvio para o proprietário do negócio. 

Para outros, é uma luta para identificar um nome de negócio que realmente engloba o negócio e tudo o que ele representa.

Embora haja uma série de regras para nomear o seu negócio que pode ajudá-lo a tomar a decisão certa, você tem certeza de escolher o nome certo se você seguir estas dicas simples.

Dicas para escolher o nome certo para seu negócio

Gerar um nome para um negócio não é a tarefa mais simples do mundo. E, por esse motivo hoje damos-lhe algumas dicas. 

1. Voltar ao básico

Há muitas partes móveis diferentes para considerar quando você começa um negócio, e você provavelmente tem um punhado de ideias diferentes flutuando em torno de sua cabeça. 

A melhor maneira de iniciar o processo de escolha de um nome para o seu negócio é através da revisão da fundação do seu negócio. 

Considere a sua declaração de missão, o seu plano de negócios e a sua proposta de venda única. E não se esqueça de pensar no seu público-alvo.

Crie uma lista de diretrizes escritas para que você possa consultá-las durante o processo. Algumas perguntas que podem guiá-lo ao escolher um nome para o seu negócio incluem:

  • Que mensagem quer retratar através do nome da sua empresa?

  • Quais são as suas maiores prioridades para o nome da sua empresa? Quer que seja fácil de pronunciar, diferente e único, diretamente relacionado com os seus produtos e serviços, etc.?

  • O que você quer que as pessoas pensem e sintam quando virem o seu nome comercial?

  • Qual é a estrutura da sua empresa e o nome da sua empresa usará uma abreviatura relacionada?

  • Quais são os nomes dos seus concorrentes? O que você gosta e não gosta sobre esses nomes comerciais?

  • O comprimento do nome importa? Se sim, você quer um nome curto ou um nome mais longo?

2 - Realizar uma sessão de Brainstorming

Depois de ter delineado as diretrizes para a escolha do nome da sua empresa, é hora de introduzir alguma criatividade. 

Na verdade, quanto mais criativo e livre-pensamento você puder ser durante esta etapa, mais ideias você irá gerar, e mais possibilidades você terá para escolher. 

Você pode querer conduzir uma série de sessões de brainstorming, algumas apenas com você, outras com um colega ou parceiro, para chegar a tantas ideias de nomes de negócios quanto possível.

Durante seu brainstorming, você deve manter suas diretrizes em mente, mas permitir-se algum tempo irrestrito para ser criativo. 

Algumas maneiras comuns de começar uma sessão de brainstorming incluem dumping cerebral, elaboração de listas, mapeamento mental e associação de palavras.

3. Dê Tempo

Agora que você conduziu suas sessões de brainstorming e tem uma longa lista de possibilidades, é hora de rever e analisar seus resultados. 

Percorra sua lista e remova quaisquer não-contentores, classifique nomes semelhantes e marque os nomes que imediatamente ressoam com você. Este passo deve tomar algumas sessões diferentes. 

É importante deixar que suas ideias, preconceitos e preconceitos se estabeleçam antes de criar sua lista restrita de melhores nomes de empresas possíveis.

Quando tiver a sua lista restrita de potenciais nomes de empresas, vá embora, faça outra coisa ou durma nela. 

Escolher um nome para o seu negócio é uma grande decisão e o resultado final ficará com você por muito tempo. 

Deixe suas ideias percolar por um dia ou dois, em seguida, voltar para ele e rever novamente. Em muitos casos, depois de um breve hiato, você vai voltar e saber instantaneamente qual das suas opções é o nome do negócio certo.

E se nenhuma das possibilidades se sentir bem, comece seu processo de brainstorming novamente.

4. Verificar disponibilidade

Antes de você decidir oficialmente sobre o seu nome comercial, você vai querer verificar para se certificar de que ele não é já marca registrada. Pesquise no banco de dados federal.

Você também deve executar uma série de pesquisas com o Google e outros motores de busca para o seu nome comercial desejado para se certificar de que não há outra empresa já usando o seu nome.

Parte da sua pesquisa de disponibilidade deve incluir uma pesquisa de nome de domínio, se você pretende ter um site para promover sua empresa, produtos e serviços. 

Se o nome da sua empresa não estiver disponível como um domínio, poderá ter de utilizar uma abreviatura, hífenes ou um domínio de topo alternativo (tal como .net). 

Ou, você pode querer mover para baixo sua lista de possibilidades para o próximo nome se houver um nome de domínio melhor disponível.

Estas 4 dicas vão ajudá-lo a criar o nome perfeito para o seu pequeno negócio.