img

Florianópolis, 20/04/2024




CULTURA

Mural gigante homenageia Cruz e Sousa no Centro de Florianópolis

Publicado em 07/06/2019


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Mural gigante homenageia Cruz e Sousa no Centro de Florianópolis

A pintura de Cruz e Sousa é também parte de uma segunda etapa do projeto Street Art Tour, que além de registro e catalogação em plataforma digital (aplicativo e site) de mais de 100 murais que compõem o acervo de street art de Florianópolis, prevê exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.




A arte urbana é uma ferramenta potente de resgate e valorização dos traços culturais de uma sociedade. Não à toa, o poeta Cruz e Sousa (1861 ? 1898) receberá justa homenagem e reconhecimento pelas mãos do artista Rodrigo Rizo, um dos pioneiros da arte urbana em Florianópolis.

O mural, com dimensões grandiloquentes — 650 metros quadrados no total — é parte do Street Art Tour, projeto que está movimentando a cena de arte urbana na Capital e é viabilizado com apoio cultural da Floripa Airport. A obra começou a ser pintada no dia 4 de junho no paredão ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro, e deve ficar pronta até o final do mês.

O mural será todo em preto e branco, como forma de representar visualmente características marcantes na obra do poeta. Para fazer a pintura, o artista usa um elevador externo que o leva a uma altura de 30 metros.  

"Cruz e Sousa é uma personalidade ilustre de Florianópolis que é pouco reconhecida pelas novas gerações. Quando uma obra como essa é feita, coloca em evidência os símbolos que ali estão representados. Isso gera o debate e fomenta o conhecimento sobre determinado tema. Além disso, promove a valorização do artista de rua como agente multiplicador da cultura, pois coloca uma obra de arte ao acesso de todos na rua", afirma Rodrigo Rizo.

O artista conta que leu Cruz e Sousa pela primeira vez na escola. "Confesso que não compreendi muito bem. A primeira impressão foi a complexidade e rebuscamento da linguagem utilizada. Voltei a ele quando estava pesquisando artistas de Florianópolis e então pude me aprofundar  e compreender melhor as características e a relevância do poeta. Sou fã de rap e me interesso bastante pela forma como o poeta e o MC utilizam as palavras, como um artista utiliza suas tintas para compor obras expressivas e contundentes", completa diz Rizo.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade