img

Florianópolis, 16/04/2024




CIDADES

Prefeitura de Florianópolis estuda implantar corredor de ônibus na Ponte Hercílio Luz em 2020

Publicado em 08/05/2019


Leonardo Sousa
Prefeitura de Florianópolis estuda implantar corredor de ônibus na Ponte Hercílio Luz em 2020

A previsão do governo do Estado é entregar a reforma da ponte Hercílio Luz até o fim de 2019.




A partir desse momento inicia a efetiva utilização da mesma obedecendo estratégias que vêm sendo estudadas pela Prefeitura de Florianópolis e culminaram com o projeto Ponte Viva.

A prioridade é o uso por transporte coletivo, pedestres e ciclistas. A estimativa é absorver, já num primeiro momento pelo menos 16 linhas de ônibus que transportam 40 mil pessoas diariamente no trajeto entre a Ilha e o Continente, marcando o início de um processo gradativo de ocupação.

Dentro dos 10 eixos de Mobilidade Urbana, apresentados durante a posse do secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Michel Mittmann, a ponte Hercílio Luz é uma importante referência no planejamento da atual gestão para um novo momento do sistema viário da cidade. Segundo Mittmann, o projeto Ponte Viva, que tem em uma de suas vertentes a prioridade aos pedestres, ciclistas e o transporte coletivo, a intenção é a liberação gradativa de mais serviços, sempre monitorando a eficiência de cada passo dado. “Começaremos com a transferência de 16 linhas de ônibus e gradativamente inserindo outras em planejamento, com a calma e zelo para cada momento”, resume Michel.   

A inserção do automóvel individual também é avaliada. A intenção é colocar em prática a política de mais uma pessoa por carro e horários alternados para o trajeto. “Se habilitarmos esta alternativa será necessária a fiscalização eletrônica, para que a ação tenha resultado de fato”, explica o secretário. De acordo com Mittmann, não adianta querer que a ponte dê conta daquilo que o tecido urbano do entorno não suporta, ela foi criada no início do século para atender uma determinada demanda e um contexto de arruamentos. Mesmo nos últimos anos em que ela foi utilizada, havia registro de congestionamento para entrar e sair da Ilha pelo Estreito, lembra o arquiteto.



Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade