img

Florianópolis, 20/04/2024




MARKETING

Dia Mundial da Criatividade em Florianópolis será o segundo maior do Brasil

Publicado em 11/04/2019


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Dia Mundial da Criatividade em Florianópolis será o segundo maior do Brasil



Uma grande festa da criatividade vai transformar Florianópolis no dia 21 de abril, data que a ONU decretou como Dia Mundial da Criatividade. Mais de 50 atividades gratuitas estarão disponíveis na programação do movimento que acontece pela primeira vez na Capital e já é o segundo maior do Brasil. Área de lazer e gastronomia montadas no SEBRAE, base do evento, farão desta data um grande convite à integração das mentes criativas da Ilha.

Comprovando sua vocação criativa, Florianópolis vai participar do seu primeiro World Creativity Day já na posição de segunda cidade, entre as 50 brasileiras engajadas no movimento mundial, em número de atividades que serão oferecidas. O evento, que é organizado localmente pela Glóbulo, Sebraelab e Sebrae/SC, vai acontecer no dia 21 de abril, data decretada pela ONU como Dia Mundial da Criatividade, e serão oferecidas mais de 50 oportunidades entre palestras, oficinas, vivências, bate-papos, exposições artísticas e demais manifestações, todas gratuitas. A ideia é impactar os mais variados públicos, dos mais diversos interesses, e evidenciar a criatividade como um caminho contemporâneo para o desenvolvimento sustentável e a retomada econômica do país.

Organizado nacionalmente por Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo, o World Creativity Day Brazil nasceu em São Paulo, em 2014, com a proposta de ser um dia inteiro de atividades de diversas áreas e setores voltados ao estímulo e produção criativos. "Nossa intenção desde que idealizamos o evento é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções", afirma Lucas. A abrangência do DMC em 2018, quando contou com 2600 participantes, o fez passar a ser considerado o maior evento coletivo de criatividade do Brasil. Neste ano a expectativa é alcançar mais de 65 mil participantes.

"Florianópolis abraçou o World Creativity Day Brazil e grandes parcerias como a do Sebrae/SC e ACATE, além de apoiadores como CAOS e TRENDS, entre outros, tornaram a estreia da cidade no movimento numa grande manifestação criativa que tem muita sinergia com o que vem acontecendo nos últimos anos na Ilha através de seu boom de inovação e tecnologia, ecossistemas que se abastecem e se renovam com criatividade", diz Alex Lima, CEO da Glóbulo, que é Líder local do evento na Capital. 

De acordo com o gerente de atendimento empresarial do Sebrae/SC, Douglas Luís Três, ao apoiar o evento a instituição estimula a indústria criativa no Estado e incentiva os empreendedores criativos a transformarem a sua habilidade em negócio. "A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação. Em diversos países a força da economia criativa é considerada um diferencial competitivo. Temos potencial para transformar a nossa economia criativa em um diferencial e por isso apoiamos e incentivamos eventos como esse", comenta Douglas.

"Enquanto uma associação de fomento à tecnologia, consideramos essencial apoiar iniciativas que destacam a criatividade como um motor da nossa economia. As ideias criativas são fundamentais para a inovação e para o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais integradas ao dia a dia das pessoas e às suas necessidades, sendo de extrema importância a realização de um evento como este em um pólo de representatividade nacional como Florianópolis", afirma Daniel Leipnitz, presidente da ACATE, entidade diretamente envolvida neste processo de inovação tão latente na Capital.

E entre as atrações do Dia Mundial da Criatividade em Florianópolis, que vai contar com um grande espaço com opções gastronomicas e até mesmo atividades infantis com o própósito de chamra toda a familia no dia de Páscoa para um domingo criativo. estão atividades para todos os perfis e gostos, focadas em temas como criatividade quântica, fotografia, arquitetura, artesanato, esporte, marcas e negócios, culinária, escrita, animação, Canvas, mobilidade, oratória, design, blogs e demais plataformqas digitais, e muitos outros. "Os inspiradores, todos voluntários, vão poder compartilhar suas experiências com um público disposto a conectar-se com temas cotidianos e suas possibilidades inovadoras, transformando o Dia Mundial da Criatividade em Florianópolis num grande e efervescente laboratório de ideias", reforça Alex. 

As inscrições para o Dia Mundial da Criatividade em Florianópolis são gratuitas e limitadas!

Todas as informações podem ser obtidas no www.dmcfloripa.com.br.

Confira abaixo a lista completa de temas disponíveis, onde destacamos sete para entrevistas:

  1. YOUNIVERSE (Criatividade Quântica)

Palestra sobre Criatividade Quântica, elucidando a relação do Eu com o campo quântico, onde todas as realidades são possíveis, e o papel do pensamento como ferramenta para resgatar o ser criativo natural que já existe em cada um de nós. Somos consciência conectada ao campo quântico de inteligência, entender nosso potencial criativo é abrir as portas para a transformação.

Sobre o Inspirador: Alexandre Tomasoni (Vem de Ribeirão Preto s[o para o evento) - Mestre em Criatividade e Mestre em Psicologia Cognitiva, ambos pela Universitát Autónoma de Barcelona. Formado em Design Gráfico e Pós-Graduado em Ecodesign pela Univ. Positivo de Curitiba. CEO Thinkplug, Fundador da Startup Passaporto Europeo. Diretor de Marketing da Escola Free Mind CB, presente em 8 países e Diretor de Criação Nexo Mkt. Morou em Curitiba, Pucón, Milão, Oxford e Barcelona, e viajou por 25 países buscando as melhores ferramentas para romper os limites e trazer as pessoas ao seu estado criativo natural.

  1. Uma breve história da luz arquitetônica - da pré-história até hoje

De 7 até 70 anos. Demonstração de uso de uma câmera obscura como os grandes maestros do renascimento. Quero demostrar que a luminografia é uma nova forma de pensar a iluminação urbana. Sem poluição luminosa, baixo consumo, até 65%, e permanente.

Sobre o Inspirador: Alguns dos trabalhos de Gaspare Di Caro são considerados obras-primas, como a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O artista deu, pela primeira vez, um rosto ao monumento. Gaspare Di Caro é chamado de “pintor da luz” na Espanha. Gaspare Di Caro é um luminógrafo cuja ambição é unir arte e luz, além de diminuir a poluição luminosa. Para isso, ele usa uma antiga técnica que permite projetar imagens medidas e desenhadas com uma câmera escura. Esse tipo de câmera era usado no passado por grandes mestres da pintura, como Leonardo da Vinci, Michelangelo Caravaggio e o arquiteto Fillipo Brunelleschi. Com essa técnica, Gaspare Di Caro projeta luz em um espaço perfeitamente delimitado, como se fosse feito sob medida, reduzindo o máximo possível a poluição luminosa. Os projetores desenvolvidos e usados por Di Caro são discretos, de baixo consumo energético, têm dimensão e peso reduzidos, e podem ser usados permanentemente. Embora seja uma técnica antiga, a luminografia é totalmente voltada para o futuro. Ela nos faz repensar a iluminação urbana.

  1. Foodtech Movement Floripa - 1º Evento de Foodtech de Santa Catarina

O consagrado FoodTech Movement, idealizado pela Builders Construtoria, com edições em São Paulo e Curitiba, chega pela 1ª vez a Santa Catarina. O FTM nasceu para repensar a cadeia do alimento olhando para os novos padrões de consumo, gerando inovações por meio de conexões entre a indústria e as Foodtechs.

O 1º FoodTech Floripa - Azeitando o setor de alimentação fora do lar - será realizado no dia 24/4, às 18h30, no Atrium Offices da Cidade Criativa Pedra Branca. O evento movimentará todo o ecossistema de inovação, networking, tecnologia e negócios, onde empresários, startups, universidade, investidores e instituições participarão de um painel de debates, apresentação de pitchs, Food Experience e muito mais. A palestrante convidada, Juliana Bernardo da Kraft Heinz, trará a visão da indústria frente as mudanças no food system. Saiba mais: http://bit.ly/FTM_Floripa_2019

 Sobre o Inspirador:  Eduardo Sully ajuda pequenas e médias empresas a se posicionar melhor na internet com sites e experiências digitais, utilizando metodologias de design e negócios, inclusive também sou CEO da startup heyhow que auxilia empresários a compreender com exatidão a operação no setor de alimentação fora do lar.

  1. Olhar Curupira

O projeto olhar Curupira consiste em registrar os animais idosos dos abrigos para conscientizar que animais também envelhecem, e mostrar que eles existem e também merecem todo amor do mundo, além de compartilhar as imagens com o abrigo/protetores eu público as imagens com textos sobre o que podemos aprender com esses animais. A exposição terá algumas das fotos com os textos escritos pela inpsiradora. O instagram do Projeto é @olharcurupira

Sobre o Inspirador: Gabriela Delcin Pires é formada em Design e mestranda em design pela UDESC.  Ela uniu sua paixão por fotografia e de animais e decidiu fazer disso mais do que um hobbie, responsável pela foto de fevereiro do calendário da Royal Canin Brasil ela criou o projeto “Olhar Curupira” que registra animais idosos de abrigos. Além disso tem um portfólio cheio de todos os tipos de animais que podem ser vistos em seu site: www.elas.me.

  1. Floripa Criativa

Alex Lima conduz o talk com responsáveis sobre o movimento de Floripa Criativa. Com o vereador Miltinho Barcelos e o consultor de Criatividade Marcelo Bohrer, responsável pelo movimento "Floripa Conecta".

Sobre os inspiradores: Milton Barcelos Junior (Miltinho), formado em Administração Pública, Pós-Graduação em Gestão Pública. Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas de Gestão Pública, Planejamento Estratégico, Políticas Públicas, consultor e instrutor credenciado do SEBRAE/SC na área de desenvolvimento territorial e educação empreendedora. Foi Diretor de Relações Governamentais e Diretor de Educação Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF. Empresário, com atuação na área de consultoria, assessoria e instrutoria para governos estaduais, governos municipais, empresas públicas, entidades do terceiro setor e empresas privadas. Vereador na Câmara Municipal de Florianópolis na legislatura 2017 - 2020. / Marcelo Bohrer, consultor nas áreas comercial, de criatividade e empreendedorismo. Atua no turismo a mais de 12 anos. / 
Alex Lima - CEO da Glóbulo, empresa que há 13 anos atua na área de posicionamento de marcas e branding no Brasil e exterior.

  1. Cidades Criativas

Palestra Cidades Criativas: equilibrando tradição e inovação. Apresentar o conceito urbano baseado em criatividade que vem se disseminando desde o final dos anos 80 e como ele se relaciona à economia criativa, arte, concentração regional de talentos (classe criativa), cidadania, identidade local e colaboração entre as pessoas. Na oportunidade também haverá o lançamento da sexta edição da Revista VIA, nesse semestre com foco em cidades criativas.

Sobre o Inspirador: Ágatha Depiné é Advogada urbanista, mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio doutoral pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Pesquisadora vinculada ao Grupo VIA/UFSC, onde dedica-se a pesquisar de forma interdisciplinar: o conhecimento cívico, a educação cívica, o direito urbanístico e a participação cidadã no planejamento e desenvolvimento urbano inovador. Possui experiência em projetos de extensão, pesquisa e consultoria do VIA para órgãos do governo estadual e municipal como especialista em inovação cívica e urbana.

  1. Do resíduo ao produto – Processos criativos

Alunos da sétima fase de Design de Produto do IFSC, apaixonados pelo mar e defensores do meio ambiente, falarão sobre como aplicar a sustentabilidade na confecção de projeto de produto e nos processos criativos. A base da conversa será o projeto "Handplane- do mar para o mar", que consiste em uma prancha de mão feita a partir de polímeros reciclados recolhidos dos oceanos. Uma dinâmica levará os participantes a entenderem como funciona esse processo criativo e como é possível adaptar para tornar o projeto sustentável.

Sobre o Inspirador: Ana Luiza Farias da Silva tem 20 anos e é estudante de Design de Produto do IFSC, 7º módulo. Criativa e curiosa, tem muita vontade de mudar ao o mundo ao seu redor gerando consciência ambiental.

Lista completa das atividades:

  1. A influência dos Blogs de Viagens na decisão do Turista
  2. A Linha da Vida
  3. Atitude Criativa
  4. Atividade Júlia Machado
  5. Bate Papo Imaginarium
  6. BPM Canvas
  7. Camarim Yumi
  8. Cidades criativas: equilibrando tradição e inovação
  9. Como comercializar a criatividade
  10. Comunidade de Anfitriões - Conectando a Rede (Airbnb , Booking, etc)
  11. Corpo como ferramenta de inteligência emocional e coletiva
  12. Cria e Ativa a Mente
  13. Criando Conexões: Formação e Gestão de Comunidade Criativa
  14. Criatividade da fotografia para o seu mundo
  15. Criatividade na Vida
  16. Criatividade, inovação e tecnologia sustentáveis
  17. De designer a youtube: construindo a marca pessoal em plataformas digitais
  18. Desbloqueie Sua Escrita
  19. Do lixo ao produto - ferramentas de criatividade
  20. Do lixo pra fora
  21. Documentando o pensamento criativo em vídeos arrasadores (com o CEO da Portal da Ilha Digital, Paulo Cordeiro)
  22. Empreendedorismo e Criatividade - Talk
  23. Experiências de aprendizagem colaborativas
  24. Foodtech Movement Floripa - 1º Evento de Foodtech de Santa Catarina
  25. Ideias disruptivas - competências para ideação de negócios inovadores
  26. Investigação Apreciativa
  27. La Casa de Papel: Estratégias Criativas no Processo de Inovação
  28. Maxi Criatividade - Tecendo com consciência e produtividade
  29. Mobilidade criativa: aprenda a ter mais autonomia com a sua bicicleta!
  30. O Design fala mais sobre pessoas do que sobre Design
  31. O milagre da manhã
  32. O Professional de 202x
  33. Oficina de bordado manual
  34. Oficina O que os olhos veem a boca pressente: Food Selfies
  35. Oficina: Criando uma proposta de valor inovadora para seu negócio
  36. Olhar Animal : Oficina de fotografia canina
  37. Olhar Curupira
  38. Oratória Autêntica
  39. Os desafios de trabalhar com animação no Brasil
  40. Palestra Comunicação Interna Positiva como estímulo a Criatividade nas empresas
  41. Palestra Gilberto Heck Junior
  42. Palestra: Criatividade para marcas e negócios
  43. Podem roubar as suas ideias, mas nunca a sua criatividade
  44. Reflexos da natureza - Criação * Preservação * Consciência
  45. Se joga! Experimenta, cria e compartilha
  46. Seja você de propósito
  47. Talk de Impacto Visual
  48. Terapia do Riso
  49. Uma breve história da luz arquitetônica - da pré-história até hoje
  50. Universidade da Criativa Idade: Inovação na extensão universitária
  51. Vivência Arte Clown
  52. YOUNIVERSE (Criatividade Quântica)

SERVIÇO:

O que: Dia Mundial da Criatividade em Florianópolis

Quando: 21 de abril, domigo - Durante todo o dia

Local: A base do evento será o SEBRAE / SEBRAELAB -  Rod. José Carlos Daux, 01 - João Paulo, Florianópolis

Atividades: oficias, bate papo, vivências, exposições, palestras, área gastronômica e de lazer.

Informações e inscrições: www.dmcfloripa.com.br









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade