img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Para que serve o Gerenciador de Arquivos da sua hospedagem de site?

Publicado em 17/06/2020


Para que serve o Gerenciador de Arquivos da sua hospedagem de site?



Um bom uptime, a presença de protocolos de segurança, suporte técnico e contas ilimitadas de e-mail são alguns dos benefícios que um bom plano de web hosting tem para oferecer.

Uma boa hospedagem de site pode fazer toda a diferença para o êxito do seu projeto na web. Uma boa hospedagem também permite que o seu site suporte um elevado volume de tráfego sem apresentar lentidão ou dificuldades para o carregamento de páginas. Esse detalhe é muito importante em lojas virtuais.

No entanto, vale salientar que ao gerenciar um site, seja ele profissional ou pessoal, talvez seja preciso ter acesso aos arquivos encontrados no servidor de hospedagem. Nesses casos, se por algum motivo você tenha que criar, editar ou até deletar arquivos que estão localizados na hospedagem. Uma das maneiras mais eficientes para realizar esse tipo de ação é utilizar o gerenciador de arquivos.

Saiba o que é o Gerenciador de Arquivos

O gerenciador de arquivos consiste em uma ferramenta que pode ser encontrada na maioria das plataformas de hospedagem de sites. Ele também pode ser visto em desktops e também em dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones.No caso do gerenciador de arquivos encontrados na hospedagem, ele é simples de ser utilizado, bem como proporciona várias melhorias para o seu site.

O principal objetivo desse programa é permitir a administração dos arquivos que estão presentes no sistema. Para acessá-lo é necessária a utilização de algum navegador de internet, como, por exemplo, os mais conhecidos, como o Chrome, o Firefox ou Explorer. O gerenciador de arquivos apresenta uma interface intuitiva, sendo muito útil para possibilitar que até mesmo usuários inexperientes tenham condições de utilizá-lo. Para isso, ele apresenta em seu layout ícones de fácil identificação. Por meio do gerenciador de arquivos você terá condições de executar vários tipos de tarefas. Entre elas estão a de fazer uploads e downloads de arquivos do servidor, mover, deletar e renomear tais arquivos.

O acesso ao gerenciador de arquivos da sua hospedagem de sites

Para você poder acessar o gerenciador de arquivos, é necessário inicialmente acessar o painel de controle da sua hospedagem de site. Você vai conseguir efetuar esse procedimento tendo o conhecimento da senha e do login de acesso do painel de controle. É fácil de chegar até ele.

Em empresas de hospedagem, como a Hostinger, que fornece o painel de controle cPanel, é possível encontrar esse recurso. No entanto, é sempre bom ter em mente que nem sempre o gerenciador de arquivos poderá ser útil. Quando a questão envolve a transferência de arquivos que são considerados muito grandes ou, em alguns casos, uma grande quantidade de arquivos, o gerenciador não é o método mais recomendado.

Funções do gerenciador de arquivos

Algumas funções que o gerenciador de arquivos da sua hospedagem permite realizar são importantes para facilitar o seu controle. Sendo assim, veja algumas delas a seguir.

Criar e nomear pastas e arquivos no servidor

Essa ação ajuda você a organizar melhor os seus arquivos e a manutenção do seu site. Sendo assim, você poderá encontrar com mais facilidade quais arquivos estão em quais pastas. Além de criar, você também pode eliminar arquivos, facilitando assim o gerenciamento do seu site ao deletar conteúdos que não são úteis.

Renomear arquivos

A ação de renomear arquivos – e também de pastas - permite que você corrija arquivos que estão com algum nome errado ou altere algum nome caso considere necessário.

Transferência de arquivos

Caso seja preciso transferir arquivos entre o seu computador e o servidor de hospedagem, ou seja, efetuar downloads e uploads, o gerenciador de arquivos possibilita tal ação. Além disso, há a possibilidade de copiar e colar arquivos, alterar permissões de arquivos e pastas, bem como visualizar a estrutura de pastas do servidor.

Enfim, por contar com uma interface amigável e acessível a qualquer usuário, as ações que você poderá executar no gerenciador de arquivos são semelhantes ao que você faz no dia a dia com qualquer tipo de arquivo.

As vantagens de utilizar o gerenciador da sua hospedagem de site

Ao contratar um serviço de hospedagem para o seu site, é interessante que você tenha um maior controle sobre ela. Por isso, ter acesso ao gerenciador de arquivos da hospedagem é um procedimento útil. Entre as vantagens, é possível mencionar que você conte com mais autonomia na administração do seu site, tendo a possibilidade de acessar e deletar pastas e demais arquivos.

Conclusão

O gerenciador de arquivos da sua hospedagem de site é útil para melhorar a administração dos elementos que estão em seu servidor. Ele está presente na maioria dos serviços de web hosting.

Por isso, se você tiver dificuldades em acessar ou precisar sanar alguma dúvida, entre em contato com o suporte técnico da sua empresa de hospedagem.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade