img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Dive/SC alerta para o aumento no número de casos de doenças diarreicas agudas no verão

Publicado em 11/01/2019


Dive/SC alerta para o aumento no número de casos de doenças diarreicas agudas no verão



As altas temperaturas do verão chegam com o alerta para os casos de doenças diarreicas agudas, especialmente nas cidades litorâneas e turísticas do Estado.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), os casos de diarreia tendem a crescer nesta época do ano em função do aumento do consumo de alimentos e bebidas contaminados, contato com água imprópria para banho e aumento na circulação de vírus, bactérias e parasitas que causam a doença. Em 2018, foram notificados 241 surtos de Síndrome Diarreica Aguda, sendo 39 de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e 202 de Doenças Diarreicas Agudas (DDA).

 

As causas da doença estão relacionadas a diversos patógenos, entre eles o Rotavírus e Norovírus, as bactérias Escherichia coli (enteropatôgenicas), Salmonella e Shigellae os parasitas Cryptosporidium, Cyclospora e Giárdia. Em geral, eles são transmitidos devido ao preparo e acondicionamento incorreto de alimentos, ao consumo de bebidas (água, sucos, gelo) de procedência duvidosa e à ausência de cuidados com a higiene pessoal (lavagem das mãos), que facilitam a transmissão de patógenos causadores da diarreia. A principal manifestação da doença é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência, podendo ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em alguns casos, há presença de muco e sangue nas fezes.

 

A DIVE/SC salienta a importância dos cuidados durante o verão para evitar casos e surtos de diarreia. Segundo o médico infectologista da DIVE/SC Fábio Gaudenzi, caso sejam identificados sintomas da doença, a indicação é não se automedicar e procurar uma unidade de saúde mais próxima para tratamento adequado, bem como para que a vigilância epidemiológica possa iniciar uma investigação, com coleta de material biológico, para tentar identificar os possíveis alimentos e agentes causadores da diarreia.

 

Confira as medidas que devem ser tomadas para evitar os fatores de risco da doença diarreica aguda:

 

- Não consuma alimentos que estejam fora do prazo de validade estabelecido pelo fabricante, mesmo que sua aparência seja normal;

- Mesmo dentro do prazo de validade, não consuma alimentos que pareçam deteriorados, com aroma, cor ou sabor alterados;

- Não consuma alimentos em conserva cujas embalagens estejam estufadas ou amassadas;

- Evite comer carne crua e mal passada, qualquer que seja sua procedência;

- Só tome leite fervido ou pasteurizado;

- Embale adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira;

- Higienizar frutas, legumes e verduras com solução de hipoclorito a 2,5% (diluir uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água por 15 minutos, lavando em água corrente em seguida para retirar resíduos);

- Lave os utensílios de cozinha, especialmente depois de ter lidado com alimentos crus;

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente após utilizar o sanitário e antes de se alimentar, preparar ou manipular alimentos;

- Lavar e desinfetar superfícies que tenham sido contaminadas com vômito e fezes de pessoas doentes, usando água e sabão e desinfecção com água sanitária.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade