img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

Auto de Natal ?Folias na Praça? encanta visitantes no fim de semana em São José

Publicado em 19/12/2018


Divulgação Secom/PMSJ
Auto de Natal ?Folias na Praça? encanta visitantes no fim de semana em São José



O espetáculo teatral contou a história do nascimento do Menino Jesus pela primeira vez ao ar livre, no Centro Histórico da cidade.

O nascimento do Menino Jesus foi revivido no Auto de Natal "Folias na Praça" durante um belíssimo espetáculo teatral que reuniu milhares de pessoas no Centro Histórico de São José, na noite da última sexta (14), sábado (15) e domingo (16). Pela primeira vez apresentado ao ar livre, a peça despertou o encantamento dos visitantes levando uma produção especial repleta de música, dança e figurinos deslumbrantes para contar a história do nascimento de Jesus Cristo.     

Com produção e direção cultural do professor de Teatro Raphael Soares, o Auto de Natal é realizado há 7 anos através do apoio da Prefeitura Municipal de São José por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT). A representação ficou conhecida inicialmente como Folias do Zé e, em seguida, por ser uma versão mais abrangente, envolvendo o folclore nacional, foi intitulada como Folias Brasileiras. Esse ano, a proposta foi fazer na rua, então surgiu o ‘Folias na Praça’. 

Para o produtor do evento e diretor do "Folias na Praça", Raphael Soares, o maior resultado foi conseguir tocar no coração das pessoas. "Estamos tendo um retorno incrível de quem esteve presente, pessoas emocionadas e satisfeitas. Confesso que mesmo depois de tantas edições, continuo me emocionando também. E ver que através da arte conseguimos levar os espectadores a um momento de reflexão foi extremamente gratificante.", disse Raphael.  

Foram três noites lúdicas aliadas à magia da decoração natalina da Praça Hercílio Luz. Um cenário que faz as pessoas se desconectarem do mundo real para entrar na fantasia. "A versão de rua do espetáculo bem no Centro Histórico decorado fez o Auto se transformar e deu ainda mais sentido ao texto, renovando a energia de todos que assistiram ao espetáculo, concluiu o diretor. 

A decoração e a programação do Natal foram especialmente planejadas para oferecer ao público atrações diferenciadas, que ressaltam a cultura do município e estimulam sentimentos de união e fraternidade. "As mensagens transmitidas fizeram muito bem à nossa família. Não imaginei que seria tão bom quanto foi. Saímos profundamente comovidos, nos fez reavaliar e refletir tantas coisas. Acendeu uma luz que estava apagada, sabe?", contou Tiago Ramos, que levou a esposa e os filhos para prestigiarem o espetáculo.

A superintendente da FMCT, Joice Porto de Lucca, disse que a emoção ao ver público interagindo com os atores foi contagiante. "É difícil mensurar em palavras tudo aquilo que foi vivenciado e presenciado nesses três dias de apresentações. No final do último dia, a equipe da FMCT, além da sensação de satisfação, gratidão e missão cumprida, conseguiu também perceber que estamos no caminho certo para enfrentar os desafios e buscar fazer um 2019 ainda melhor”, avaliou Joice.

A programação de Natal em São José continua na próxima quinta-feira (20) e encerra na sexta-feira (21), com a apresentação de corais, na Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico, a partir das 20h30min.    



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...