img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Entrevista exclusiva com o presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral

Publicado em 22/10/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Entrevista exclusiva com o presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral



O presidente da presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral ? ACINAM, Tarciano Oliveira, concedeu entrevista ao Portal da Ilha Digital e nos contou sobre a importância da padronização dos vasilhames de água mineral.



Por: Paulo Luis Cordeiro

A Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam) foi fundada em 2003 para fortalecer as indústrias e valorizar a água mineral catarinense. Qual o principal objetivo da Associação?

Tarciano: Um dos principais objetivos é garantir os direitos dos consumidores e a concorrência leal entre as empresas. A atual luta da Acinam é pela padronização do modelo dos vasilhames retornável de 20 litros de água mineral, com o objetivo de facilitar a escolha da marca pelo consumidor e a troca pelas envasadoras. Mas como há uma empresa do Setor, não associada, tentando monopolizar o mercado com Vasilhame exclusivo e enquanto aguardamos a decisão final da Justiça Federal, a ACINAM criou também um Vasilhame exclusivo, mas neste caso podendo ser usado por todos os Associados. O Vasilhame de 20 litros padronizado pela Acinam é distribuído em todo o Estado. Até o momento, 200 mil unidades estão em circulação.

As melhores águas minerais do Brasil ficam no nosso estado. Por que Santa Catarina tem esse título?

Tarciano: As fontes de água mineral expressam em sua composição físico-químico a geologia local, que no nosso caso, acaba gerando uma agua equilibrada e leve.

Qual o principal desafio ao se tornar o mais novo presidente da Acinam?

Tarciano: Trabalhar pelo desenvolvimento do Setor, colaborando para que as empresas fiquem equilibradas quanto a arrecadação de impostos e boas práticas de fabricação. Assim a concorrência entre as envasadoras fica somente no aspecto qualidade individual de cada produto e o serviço entregue ao consumidor.

Uma dúvida que ainda acerca muitas pessoas é quanto a validade de água. Existe?

Tarciano: Na água mineral você não vai ver nada que mostra que ela tenha um processo químico. Ela é retirada da fonte, envasada e entregue ao cidadão. Você não vai ver em nenhuma água mineral o uso de algum tipo de conservante. E isso faz a água ter uma validade, que é imposta pela legislação. Porque água teoricamente não teria validade.

O Senhor é Diretor da empresa de água mineral Santa Rita desde 2005. A que você atribui o sucesso da envasadora?

Tarciano: Desde o princípio nós não abrimos mão da qualidade da matéria-prima. A nossa premissa é ter a garrafa de melhor qualidade, o rótulo, a tampa, o processo e manter a equipe motivada também é importante para tudo dar certo. Além disso, a qualidade de leveza da nossa água, pelo baixo índice de sódio. Isso tudo mostra pra população a importância da nossa água mineral.

Segundo a Associação Brasileira de Indústria de águas minerais. Esse mercado cresce cerca de 20% ao ano. Por que isso acontece?

Tarciano: Muito se deve pela mudança de hábito da população nas questões ligadas a alimentação saudável. Atualmente cerca de 45% dos municípios brasileiros não possui saneamento básico. Ainda podemos citar o aumento da vida saudável, onde a prática cada vez maior de exercícios físicos, pedem a companhia de uma Agua Mineral.

O Brasil é o 8º maior produtor mundial de água mineral envasada, com 7% de participação no mercado global. O consumidor está mais consciente que a água mineral natural faz muito bem pra saúde?

Tarciano: A água mineral natural é recebida da fonte do jeito que ela nasce e é engarrafada e entregue ao consumidor. Ela também passa por laudos de inspeção para ver se está tudo dentro do padrão de qualidade, mas do jeito que é tirada da fonte ela é preparada para o consumidor final.

Existe algum projeto para o cuidado com o meio ambiente?

Tarciano: Todos nós apoiamos sim ações para que haja essa sustentabilidade do planeta. Com o PNRS – Plano Nacional de Residuos Sólidos, conquistamos pela ABINAM, juntamente com outros setores de Bebida um acordo setorial que permite o recolhimento das embalagens que cada empresa coloca no mercado, associados às Cooperativas de catadores, gerando emprego e reciclagem destas. Outro exemplo referente a nossa água é que, há alguns anos colocamos placas de energia fotovoltaica gerando energia para a indústria e quando a fábrica está parada gera energia para o sistema. Nós somos torcedores e apoiadores de toda e qualquer atividade que vem para melhorar a qualidade do planeta, e durante nossa Gestão estaremos incentivando aos demais Associados a inovar nesta área.

Com Assessoria de Imprensa









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade