img

Florianópolis, 25/04/2024




ECONOMIA

5 usos que você não sabia do tubo de aço quadrado

Publicado em 05/10/2018


Foto Ilustrativa
5 usos que você não sabia do tubo de aço quadrado



Conheça a importância do material para diversos setores da indústria

O ramo industrial tem utilizado cada vez mais o tubo de aço por conta das novas aplicações do produto. Ele possui formato diferenciado utilizado em muitos segmentos e fabricado a partir de tubo redondo, que pode originar tubo quadrado ou tubo retangular. Conhecido também como metalon, são fornecidos com certificado de qualidade, constando das propriedades mecânicas e químicas, proporcionando exatidão e segurança na execução de seus projetos.

O tubo de aço quadrado possui características de resistência e durabilidade que permitem o seu uso para diversas finalidades. Ele tem um acabamento diversificado e é produzido com costura ou sem costura. Os que possuem costura passam por um refinado processo de soldagem por resistência elétrica (ERW). Já os tubos sem costura possuem qualidades diferentes, como a sua alta resistência – e de maneira muito mais econômica – a elevados esforços de compressão e torção. Esses modelos fornecem soluções rápidas e mais baratas, principalmente pelas suas características próprias de resistência e baixo peso.

A importância do tubo de aço quadrado

A engenharia contemporânea tem buscado cada vez mais transformar a forma como os projetos de uma empresa são elaborados, levando em conta, principalmente, a qualidade e funcionalidade das estruturas. O tubo quadrado é ideal porque é resistente a esforços de tração, compressão e esforços combinados. Indicado para toda e qualquer aplicação que demande alta resistência a esforços mecânicos, ele evita ainda rupturas e deformações nas estruturas de máquinas ou construções civis, devido ao grau de tenacidade.

Além disso, o tubo metalon quadrado tem uma grande disponibilidade no mercado. Por ser um material com grande demanda atualmente, é fácil encontrá-lo nas principais lojas do ramo. Até por sua grande utilização e valorização, ele tem outra bela vantagem: seu custo é reduzido. O produto também tem uma grande – e boa – diferença: ocupa menos espaço. Portanto, é muito mais fácil empilhá-lo e mantê-lo organizado. Por conta do seu tamanho, ele acaba proporcionando significativa redução de peso na estrutura em geral. 

Onde usar o tubo quadrado?

Os diversos tipos de tubos quadrados possuem uma enorme gama de utilidades que deixam qualquer empreiteiro, seja ele novato ou experiente em êxtase e seguros de que podem contar com o produto. São tantas as opções que nem imaginamos que alguns setores utilizam bastante o material. Veja cinco exemplos podem ser implementados adequadamente:

Indústria

Os tubos quadrados são empregados nos mais diversos segmentos da indústria. Eles possuem diferentes aplicações na indústria de máquinas em geral, na indústria de fundações e em outras áreas que precisem de materiais alta resistência a esforços mecânicos. É bastante aplicado, por exemplo, em torres de transmissão e muitas vezes utilizado para envolver cabos elétricos. Em setores como o petrolífero, o produto é aplicado para compor a estrutura de equipamentos como perfuratrizes, em esteiras e em plataformas. Caçambas e implementos para equipamentos agrícolas ou rodoviários também fazem uso do material.

Construção Civil

Os tubos quadrados estão presentes também em estruturas na construção civil. Se você for a um canteiro de obras terá a oportunidade de observar diferentes formas de usar os tubos de aço carbono.

Brinquedos infantis

Podemos ver os tubos quadrados sendo utilizados também para a fabricação de brinquedos de playground e móveis que possuam partes de aço em sua formação, sempre trazendo total segurança aos seus utilizadores.

Equipamentos fitness

A estrutura da maioria dos equipamentos de academia para a prática de musculação é composta por tubos de aço quadrados. A resistência do produto é essencial para suportar o peso do corpo somado a força que a pessoa faz durante o exercício físico. O aço também é fácil de limpar e não oxida com facilidade.

Equipamentos médicos

A área médica também tem muito a agradecer aos tubos de aço quadrados. Isso porque vários equipamentos em que alguns exames são realizados contam com a presença desse material em sua estrutura.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...